Na aula 5, discutimos a importância de um bom briefing em um projeto de comunicação, quando este é bem feito, por escrito e completo, reduz os erros de campanha e ajuda a evitar desperdicios de tempo e dinheiro.
Um bom briefing envolve 5 perguntas-chaves:
· Quem está ou estava atuando?
Refere-se às companhias, aos produtos ou serviços que estão atuando no mercado.
· O que aconteceu ou está acontecendo?
Sem compreender o que está acontecendo, fica difícil determinar o que
fazer.
· Como ocorreu ou está ocorrendo?
Não basta saber o que aconteceu, mas, sobretudo, como ocorreu.
· Onde, em que lugar?
Qualquer programa de propaganda, promoção, ou relações públicas tem a sua área de atuação definida em função da distribuição do produto.
BDI – Brand Development Index
CDI – Category Development Index
· Quando, em que período?
Entender sazonalidade, momentos de compra, períodos mais adequados para vendas, são fundamentais para o planejamento publicitário.
Modelo de Briefing
· Situação do mercado
Conhecer profundamente a situação do mercado em que atua. Desde seu Tamanho ( mercado potencial e mercado real), Tendência ( Crescimento, Estagnação ou Retração), Concorrência e Avanço tecnológico.
· Dados do Produto ou Serviço
5 aspectos básicos do produto/serviço:
- Caracteristicas ( tangiveis e intangíveis)
- Preço ( Valor absoluto, valor relativo e valor percebido)
- Distribuicão ( conhecimento do canal)
- Vendas e área de ação
- Sazonalidade (Características cíclicas de oscilação nas vendas)
· Comparação do prod/serviço X concorrência
-Fazer comparação com os concorrentes diretos, para não tornar a análise --abrangente
-Concentrar a análise em 2 ou 3 competidores
-Fazer um quadro comparativo
· Objetivos de Marketing
· Posicionamento
- Promessa Básica
- Justificativa
- Atributos complementares da imagem desejada
· Público Alvo
- Quem é o consumidor?
- Quais são suas características?
(Demográficas, Culturais, Religiosas, Eticas e Hábitos de compra e consumo)
· Problema que a comunicação deve resolver
O que se espera da campanha junto ao consumidor.
· Objetivos da Comunicação
É uma resposta ao problema de comunicação.
Ex: -Lançar a marca de um novo produto ou serviço
-Obter o top of mind da marca
- Aumentar o recall da marca
-Construir imagem da marca
- Reposicionar o produto ou serviço
Tom da Comunicação
- tipo de comunicação é mais adequada.
- ponto de vista e expectativas do cliente sobre a campanha
Obrigatoriedade da Comunicação
Como a marca deve ser aplicada, padrão de cores, etc.\
· Verba da Comunicação
- Alinhar budget de comunicação da empresa com os custos de criação, produção e veiculação das ações de comunicação.
- Priorizar ações em uma análise de custo/ benefício.
· Cronograma
- Determinar principais datas da diversas etapas do processo de desenvolvimento da campanha.
** Patricia Sampaio**
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