![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDAmqcAzUOBP40HVFf10hq2kHowXeFfOOj3ohDSyMbNdxWNf2NNlZ_TOUUqZumi8pk34DjUlN2qjBjMaqDgLua90ydBhGD5zfA11wzz_x96QENxWfAUq_QPDHitQRXc4HLiMHyJLst-A7B/s320/nike.jpg)
Nike supera a patrocinadora oficial Adidas, que fica na segunda colocação, com a menos da metade em menções online.
http://www.youtube.com/watch?v=idLG6jh23yE
Comercial "Write the Future" aproximou a Nike do universo da Copa do Mundo
11 de Junho de 2010 às 14:57
No dia dos primeiros jogos da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 11, a Nike provou novamente que os anunciantes não precisam necessariamente investir uma grande quantidade de dinheiro nos direitos oficiais de patrocínio do evento para ter o melhor buzz.
Um estudo da Nielsen em cima de blogs, redes sociais e programas de mensagens instantâneas descobriu que a Nike teve duas vezes mais menções em textos de língua inglesa relacionados à Copa do Mundo do que a segunda colocada Adidas, que é patrocinadora Fifa.
E a Adidas não foi a única parceira oficial a perder espaço. A Budweiser foi somente a décima marca mais lembrada, enquanto a rival Carlsberg, que não é patrocinadora oficial, ficou em sexto lugar.
Tanto Nike quanto Carlsberg basearam seu sucesso em campanhas de vídeos virais. O épico da Nike Write the Future teve mais de 22 milhões de visualizações, enquanto a peça Team Talk da Carlsberg, que era focado no patrocínio à seleção inglesa, teve mais de um milhão.
A Pepsi (8ª) e a Panasonic (10ª) também entraram no Top 10 de marcas mais associadas à Copa, mesmo não sendo patrocinadoras. Porém, nesse caso ficaram atrás de concorrentes que patrocinam a Copa - Coca-Cola (3ª) e Sony (4ª). Outro caso bem sucedido foi de Visa, que ficou na quinta colocação do ranking e que teve 15 vezes mais menções do que a Mastercard.
Do Advertising Age.
Porcentagem de buzz online apontada pelo estudo:
Posição | Marca | Característica |
|
1 | Nike | Não patrocinador | 30,20% |
2 | Adidas | Parceiro FIFA | 14,40% |
3 | Coca-Cola | Parceiro FIFA | 11,80% |
4 | Sony | Parceiro FIFA | 11,70% |
5 | Visa | Parceiro FIFA | 7,30% |
6 | Carlsberg | Não patrocinador | 3,90% |
7 | McDonalds's | Parceiro Copa/Fifa | 2,80% |
8 | Pepsi | Não patrocinador | 2,50% |
9 | Hyundai/Kia | Parceiro FIFA | 2,40% |
10 | Panasonic | Não patrocinador | 1,90% |
Nenhum comentário:
Postar um comentário