segunda-feira, 13 de junho de 2011

A verdade sobre a California





Sempre que assistimos à comerciais de turismo nacional do tipo “Conheça o Ceará” ou “Visite a Bahia”, acabamos nos deparando com as mesmas situações. São imagens espetaculares de paisagens naturais como praias, chapadas ou florestas, cenas de comemorações típicas de alguma região ou pessoas livres e alegres, praticando esporte ou dançando, sempre ao som de alguma envolvente trilha. Como o objetivo dos Governos dos Estados é fazer brasileiros viajarem pelo Brasil, nos bombardear de belos cenários ressaltando belezas naturais é uma boa estratégia...Mas será que é a única maneira de incentivar o turismo interno no nosso país?

Recentemente assisti a uma propaganda de turismo nacional que me deixou com muita vontade de viajar. O comercial, feito para o Ministério do Turismo do Estado da Califórnia, nos EUA, resolveu usar um conceito bem diferente para incentivar viagens internas. Ao invés de chocar os norte-americanos de outras regiões com belas imagens do Yosemite Valley, ou das famosas praias de Newport Beach ou Malibu, por exemplo, o filme destaca outra característica local: Os californianos, ou melhor; os estereótipos de californianos da maneira como outros americanos os enxergam.

O filme, chamado Misconceptions, ou “ideias erradas” em português, não passa, na verdade, de uma grande gozação de californianos dizendo para outros americanos como são vistos pelo resto do país. E como incentivar o turismo com isso? Colocando esses estereótipos em cenários clichês da costa oeste para justamente provocar o expectador e deixar ele com aquela vontade de conferir a verdade sobre a Califórnia... genial!

O filme, de 30 segundos, conta ainda com celebridades típicas da Califórnia em cenas cômicas como Kim Kardashian lendo um livro de física quântica, Jason Marz tocando violão na praia, e a comediante Betty White dirigindo um carrinho num cenário de filme em Hollywood.

Nenhum comentário: