segunda-feira, 26 de abril de 2010

Concorrência acirrada

O setor das empresas de transações de crédito e operações eletrônicas via cartões deverá tornar-se mais competitivo a partir do segundo semestre deste ano. Até então, as empresas Redecard e Cielo (ex-VisaNet) operavam, cada uma isoladamente, com as duas maiores bandeiras de cartão de crédito, MasterCard e Visa, respectivamente. Porém, com as mudanças, ambas as empresas competirão de maneira igualitária pela preferência dos clientes.


A Redecard anunciou que começará a operar com bandeira Visa a partir do dia 1º de julho, e para tal já deu início ao processo formal de licenciamento para capturar os cartões com bandeira Visa (a parte de hardware e software já está pronta). A Cielo também fez profundas alterações em sua estrutura para se preparar para a nova fase.


Essa nova realidade no setor já havia sido pensada com algum tempo de antecedência pelas duas empresas. A Redecard começou a investir em comunicação na mídia lançando a campanha "A maquininha mais democrática do Brasil" (agência África). A Cielo abandonou o nome de VisaNet e contratou a agência Y&R (Young & Rubicam) para realizar a campanha de novo nome e posicionamento. O apelo da campanha “Cielo e Cielo” é o de que “nada supera está máquina”, e compara a máquina ao nadador Cesar Cielo.


Recentemente a empresa lançou a segunda fase da sua megacampanha apresentando o novo posicionamento da marca: liderança, cobertura, superação e alta performance. Para mostrar o conceito, são feitas comparações com grandes “monumentos”, como A Torre Eiffel, Everest, Empire State.

Nenhum comentário: