terça-feira, 27 de abril de 2010

"Pré-preliminares Jontex - a arte do xaveco sensível".




Convencional e antiquada não são lá os adjetivos mais apropriados para designar uma marca de preservativos. Após anos sendo percebida como "camisinha da gaveta do papai", Jontex decidiu se reposicionar.
Com o intuito de aproximá-la do público jovem, a McCann Ericsson criou a campanha "Pré-preliminares Jontex - a arte do xaveco sensível".
Para isto, utilizou-se de termos nada técnicos, fugiu do papo boring de "sexo seguro" e, ao invés de usar aquela sensualidade bizarra peculiar a propagandas de produtos desta categoria, optou por usar o senso de humor.
A promoção da campanha foi feita através de descansos de copo, anúncios em revistas, Mica e outros diversos meios adequados ao novo target. Ainda que estes tenham sido importantes, o ponto fundamental da divulgação foi o "Professor do amor", ativação do público através de um quase Dom Juan que saia pelas ruas para promover o preservativo. Após o lançamento, foi criado um concurso universitário de xavecos pelo hotsite (Xavequíadas) que atraiu milhares de curiosos e interessados.
O resultado foi nítido até em termos numéricos: 1 milhão de jovens impactados, crescimento de 20% nas vendas e forte presença de mídia espontânea (com direito inclusive a aparições em programas "Globais"). Por fim, o grande sucesso da ação esteve no fato de Jontex finalmente conseguir se estabelecer como marca jovial e descolada.
Isto prova que o bom desenvolvimento de uma ação independe da categoria do produto e que não há limites para um bom planejamento.

Quem não entendeu nada e quiser entender ou tiver se interessado, assista o Vídeo que vale a pena.


Fabiana de Santi Albanese

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