domingo, 4 de outubro de 2009

Aula 5- BRIEFING

Na  aula 5, discutimos a importância de um bom briefing em um projeto de comunicação, quando este é bem feito, por escrito e completo, reduz os erros de campanha e ajuda a evitar desperdicios de tempo e dinheiro.

 

Um bom briefing envolve 5 perguntas-chaves:

·      Quem está ou estava atuando?

Refere-se às companhias, aos produtos ou serviços que estão atuando no mercado.

·      O que  aconteceu ou está acontecendo?

 Sem compreender o que está acontecendo, fica difícil determinar o que    

fazer.

·      Como ocorreu ou está ocorrendo?

Não basta saber o que aconteceu, mas, sobretudo, como ocorreu.

·      Onde, em que lugar?

Qualquer programa de propaganda, promoção, ou relações públicas tem a sua área de atuação definida em função da distribuição do produto.

BDI – Brand Development Index

  CDI – Category Development Index

·      Quando, em que período?

Entender sazonalidade, momentos de compra, períodos mais adequados para vendas, são fundamentais para o planejamento publicitário.

 

 

Modelo de Briefing

 

·      Situação do mercado

Conhecer profundamente a situação do mercado em que atua. Desde seu Tamanho ( mercado potencial e mercado real), Tendência ( Crescimento, Estagnação ou Retração), Concorrência e Avanço tecnológico.

 

·      Dados do Produto ou Serviço

5 aspectos básicos do produto/serviço:

- Caracteristicas ( tangiveis e intangíveis)

- Preço ( Valor absoluto, valor relativo e valor percebido)

- Distribuicão ( conhecimento do canal)

- Vendas e área de ação

- Sazonalidade (Características cíclicas de oscilação nas vendas)

 

·      Comparação do prod/serviço X concorrência

-Fazer comparação com os concorrentes diretos, para não tornar a análise --abrangente

-Concentrar a análise em 2 ou 3 competidores

-Fazer um quadro comparativo

 

·      Objetivos de Marketing

 

·      Posicionamento

- Promessa Básica

- Justificativa

- Atributos complementares da imagem desejada

 

·      Público Alvo

 

- Quem é o consumidor?

- Quais são suas características?

(Demográficas, Culturais, Religiosas, Eticas e Hábitos de compra e consumo)

 

·      Problema que a comunicação deve resolver

O que se espera da campanha junto ao consumidor.

 

·      Objetivos da Comunicação

É uma resposta ao problema de comunicação. 

Ex: -Lançar a marca de um novo produto ou serviço

      -Obter o top of mind da marca

      - Aumentar o recall da marca

       -Construir imagem da marca

       - Reposicionar o produto ou serviço

 

  Tom da Comunicação 

- tipo de comunicação é mais adequada.

   - ponto de vista e expectativas do cliente sobre a campanha

Obrigatoriedade da Comunicação

Como a marca deve ser aplicada, padrão de cores, etc.\

·      Verba da Comunicação 

- Alinhar budget de comunicação da empresa com os custos de criação, produção e veiculação das ações de comunicação.

- Priorizar ações em uma análise de custo/ benefício.

·      Cronograma

- Determinar principais datas da diversas etapas do processo de desenvolvimento da campanha. 


** Patricia Sampaio**

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