segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"Sadigão": BRF Brasil Foods

No dia 19 de maio de 2009, foi anunciada a associação entre Sadia e Perdigão, que resultou na criação da BRF Brasil Foods, a nova multinacional brasileira, que deverá formar a maior empresa de alimentos industrializados do país.

A BRF tem em seu portfólio marcas como Qualy, Doriana, Rezende e Batavo, além de Sadia e Perdigão.

Em termos internacionais, também não restam dúvidas quanto à relevância da operação. A fusão Sadia-Perdigão poderia dar origem à maior processadora de carne de frango do mundo em faturamento, segundo levantamento da consultoria Economática. Somando os resultados das duas empresas em 12 meses até setembro de 2008, a receita líquida de ambas ficaria próxima a 9,5 bilhões de dólares, quantia acima dos 8,52 bilhões de dólares contabilizados pela líder mundial no segmento de aves, a Pilgrim's Pride.

A fusão resultará em uma das maiores exportadoras do País, com escritórios comerciais na Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, China, Cingapura, Emirados Árabes, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela. As duas empresas, que juntas detêm 63 mil acionistas, investiram nos últimos cinco anos cerca de R$ 8,5 bilhões e pretendem, com a megafusão, abrir novos pontos de atuação em todas as partes do mundo.

A empresa fará pesquisa fora do País para avaliar como as marcas serão trabalhadas no exterior. O diretor-presidente da Perdigão, Nildemar Secches, falou sobre a necessidade de se adequar ao mercado internacional:"Não temos medo da competição. E o mercado americano é um de nossos targets principais".

O nova empresa deve ficar em décimo lugar entre as maiores empresas do setor de alimentos das Américas. A primeira posição no ranking da Economática é ocupada pela norte-americana ADM, com 78,32 bilhões de dólares de receita em 12 meses. Na sequência, aparecem a Kraft Foods, Tyson Foods, General Mills, Sara Lee, JBS-Friboi, Kellogg e Dean Foods.
Juntas, as duas empresas criarão um gigante de porte global e dominarão mais de 50% de diversos segmentos do mercado brasileiro de alimentos. A BRF Brasil Foods, terá 88% do mercado brasileiro de massas industrializadas, 70% das carnes congeladas, 67% das pizzas semiprontas e 53% dos produtos alimentícios industrializados em geral.

A Brasil Foods terá sua sede na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O comunicado das duas empresas estabeleceu que a fusão deverá resultar na alteração da denominação Perdigão para Brasil Foods, a reorganização societária de Perdigão e Sadia e a incorporação de ações da Sadia pela BRF. A BRF Foods tem 68% de acionistas da Perdigão e 32% da Sadia. A companhia nasce com receita líquida de mais de R$ 22 bilhões e previsão de faturar R$ 30 bilhões no ano de 2009, além de mais de R$ 10 bilhões movimentados com exportação durante um ano. A empresa possui mais de 116 mil funcionários e 59 unidades fabris no Brasil e na Europa.
Somente a Perdigão possui 42 unidades industriais no Brasil. Já a Sadia conta com 17, sendo que a maior parte das fábricas das duas companhias estão localizadas nos estados da região sul do país.

As maiores sinergias estariam principalmente nas operações de logística e transporte, trazendo maior eficiência na distribuição dos produtos. Estudos dizem que a nova companhia deve ter um importante ganho de escala, um variado mix de produtos, grande poder de barganha junto aos fornecedores e pode até ser mais flexível em sua política de preços. Segundo alguns especialistas, a Brasil Foods pode diversificar os preços dentro do seu próprio portfólio, com uma marca podendo prevalecer sobre outra. Uma pode ser premium, voltada para a classe A e B, e outra pode ser voltada para a classe C, com preços mais baratos.
juntas as empresas teriam um alcance geográfico muito grande, o que seria um fator de dificuldade para as rivais.

A campanha para divulgar a fusão estreiou no dia seguinte do anúncio, dia 20 de maio, em rede nacional. A campanha trouxe a nova assinatura da marca: "BRF, o mundo com mais sabor".
A intenção das diretorias da Sadia e Perdigão é que a comunicação das marcas devem, ao menos por enquanto, permanecerem sem alteração no atendimento por parte das agências, a Sadia com a DPZ e a Perdigão com a Y&R.

No dia 22 de setembro, o Conselho Admininstrativo de Defesa Econômica (Cade) permitiu que Sadia e Perdigão negociem suas vendas conjuntamente no mercado externo, porém no Brasil, as duas empresas continuam mantendo estruturas administrativas separadas, enquanto o processo de fusão não é julgado.

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