sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Resumo Aula 8

Na aula 8 foi discutido como calcular o budget de lançamento de um produto.
No início da aula foi apresentada a situação do mercado de sabonetes populares, que tinha como principais players os sabonetes Francis, Albany e Palmolive. A partir desse ponto surgiu a pergunta: “Quanto seria necessário gastar para lançar um novo sabonete?” (no caso, o sabonete Lux Suave).
O professor pediu, então, que a partir dos números dos concorrentes (preço, faturamento, participação de mercado, verba publicitária) cada aluno calculasse a verba necessária a seu modo. Após terminado o prazo do exercício, vários valores diferentes apareceram. No entanto, não havia um valor exato para ser calculado. Não existe apenas um valor correto. Isso porque existem diversas maneiras de se calcular o budget de lançamento de um produto. Entre esses modos estão:

- Percentual Fixo do Faturamento
- Percentual Variável do Faturamento
- Verba Disponível
- Paridade Competitiva
- Método de Objetivos e Tarefas

Essas técnicas, porém, apesar de diferentes, possuem um fator em comum: todas elas são calculadas de acordo com informações e experiências do passado ou de objetivos futuros.
No caso do lançamento do sabonete Lux Suave, para cada uma dessas técnicas foi encontrado um valor diferente. A conclusão que se chega é que a verba necessária para o lançamento de um produto será de acordo com seu planejador.

Numa segunda etapa da aula, foram apresentados os conceitos de BDI (Brand Development Index) e CDI (Consumer Development Index). O primeiro mede a participação percentual da empresa em questão, na área analisada, em relação à média nacional. Já o segundo mede a participação percentual da categoria do produto, na área analisada, em relação à média nacional. De forma mais geral, o BDI mede o potencial da marca em determinada área, e o CDI o potencial da categoria do produto em uma área. Se cruzadas as duas informações é possível concluir se “vale a pena” investir naquele local. Sendo que se o BDI for alto e o CDI for alto ou baixo, o investimento será no sentido de defesa de mercado. Se o BDI for baixo e o CDI alto, o investimento será um ataque ao mercado. E se o BDI e o CDI forem baixos, o investimento naquela área não é recomendado.

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