quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Resumo Aula 26/10

BRIEFING

=> Cronograma

Determinar as principais datas da diversas etapas do processo de desenvolvimento da campanha.

Quianto mais complexo o projeto, maior será o cronograma, pois envolve desde a entrega do briefing até o início da veiculação.

O Cronograma é fundamental no negócio da Publicidade, pois há dois recursos escasos: Tempo e Dinheiro.

O que um profissional dessa área deve fazer é calcular os custos de trás para frente no cronograma. E também trabalhar sempre com uma margem de tempo, caso ocorram imprevistos, e não consigam gravar o filme a tempo.

Um exemplo de falta de tempo é a Rede Globo. Para veicular um comercial, não pode ser entregue com apenas 24h de antecedência, pois corre o risco de não conseguir veicular, pois não tem tempo para veicular novamente caso não de tempo, portanto para não perder dinheiro e tempo, cobram pelo comercial, mesmo não tendo consiguido ser veiculado.

Em TV a cabo, como Warner e etc, os comerciais devem ser enviados para Miami Ou Los Angeles (dependendo do canal) com no mínimo uma semanade antecedência


=> Um Planejamento de Propaganda pode ser diferente em termos de formato e terminologia, mas tem que cobrir os seguintes aspectos:

- Qual o nosso Objetivo?
A campanha deve ser feita pensando na reação dos consumidores, pensando no resultado.

A Dove, quando entrou no mercado, fez uma campanha para que os consumidores experimentasse o novo sabonete e comparessem o resultado com os sabonetes que estavam acostumados a usar.

- Qual o nosso Target?

Na entrega do briefing, não pode faltar o target, pois caso contrário não da pra direcionar a campanha. É preciso entender as atitudes, os hábitos e etc, nao apensa dados sócio demográficos.
Se você tentar falar com todo mundo vai
acabar não falando direito com ninguém

O target de Dove por exemplo é o segmento de Mulheres de 25+ anos
que acreditam possuir pele seca.

- Qual o nosso principal benefício para o consumidor? Qual a Idéia Principal?

O que realmente queremos que os consumidores se lembrem da nossa mensagem?

Na Dove a idéia é que o sabonete não resseca sua pele como os outros sabonetes.

- Qual a razão para que o consumidor acredite naquilo que estamos dizendo?

Porque o consumidor vai acreditar no que estamos falando na campanha? (Reason Why) E qual o nosso diferencial, que vai fazer o consumidor escolher nossa marca e não a do concorrente.

Na Dove, usaram a razão de que o sabonete tem ¼ de loção hidratante, comprovando então de que não irá ressecar sua pele, e eplo contrário, vai hidratar.

- Qual deve ser o tom da nossa mensagem?

Qual a personalidade da marca? Precisamos reforçar ou mudar isso?

A personalidade de Dove é ser sempre real, sempre honesta.

Teríamos que dizer se a nossa marca é careta, conservadora, ousada, e etc.

=> Um bom Briefing não deve ter muitas páginas pois é um resumo da sua campanha.

MODELO DE AGÊNCIAS - MERCADO ATUAL

- No Brasil, o modelo de agências é unico. O ambiente interno ta tudo integrado (Criação, Planejamento, Mídia e etc). Nos EUA e Europa, o cliente pode contratar os serviços de criação de uma agência, de planejamento de outra agência. Vão de acordo com o que estão procurando.
- A Remuneração acontece de acordo com a Mídia que o anunciante compra.
- O mercado brasileiro só “aceita” os produtos que realmente o interessa. Se caso uma empresa internacional queira veicular o mesmo comercial que veicula no exterior, e o povo brasileiro não utilizar o produto da mesma maneira que as pessoas de fora, o comercial não terá efeito algum. Será dinheiro jogado fora.
- Os produtos que usamos hoje, não os conhecemos através de propagandas. Por exemplo o Goolgle que nós não usamos os serviços dele porque vimos alguma propaganda sobre tal.
- O modelo das agência hoje em dia, mudou. A W Brasil por exemplo, é um modelo antigo, tudo “quadradinho”, nada fora do lugar, e que hoje em dia não está em alta.
- Hoje, um cliente grande tem “X” agências de comunicação, “Y” agências de comunicação, “Z” agências de promoção e etc.

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