terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aviões Verdes


Um vôo intercontinental pode lançar tanto carbono na atmosfera quanto um carro faria em 120 anos. Como diminuir isso? Com Planejamento.


No aeroporto de Arlanda, a 45 quilômetros de Estocolmo, engenheiros e pesquisadores suecos estão criando os "vôos verdes" do futuro.

A meta é promover uma revolução ambiental no setor da aviação, com a redução significativa da emissão de poluentes e dos níveis de ruído, provocados pelo crescimento vertiginoso do tráfego aéreo em todo o mundo.


Em comparação com um vôo regular com duração média de uma hora, o porcentual de redução do consumo de combustível atingido pelos "vôos verdes", até o momento, é calculado entre 5% e 10%, por vôo.

Arlanda é o primeiro aeroporto do mundo a introduzir a nova tecnologia, idealizada pelo programa Green Flights (Vôos Verdes). Cerca de mil vôos já foram realizados desde o início dos testes, em março de 2006.


Os resultados têm sido comemorados: cada "vôo verde" já obtém, em média, uma economia de 100 quilos de combustível, o que corresponde, segundo os pesquisadores suecos, a uma redução de 314 quilos de dióxido de carbono nas emissões por vôo. Com a redução do consumo de combustível, ganham o meio ambiente e também a indústria da aviação, que verá seus custos de operação baixarem.


Com a série de novos testes programados para este mês, a projeção é de uma redução de 200 quilos de combustível por vôo em Arlanda ainda este ano.Um vôo regular entre Estocolmo e Londres produz, segundo o comandante, uma emissão de aproximadamente 20 toneladas de dióxido de carbono.No total, a estimativa é de que a nova tecnologia produza uma redução de até 400 quilos de combustível por vôo.


A tecnologia "verde" se baseia num ponto crucial: estabelecer, através de sistemas sofisticados de computador, com precisão de segundos, a rota e o horário exato da aterrissagem do avião. É o planejamento minucioso da aterrissagem, imediatamente após a decolagem, o elemento determinante da economia de combustível - com a conseqüente redução da emissão de poluentes e dos níveis de ruído.




Passo a passo - O passo a passo da tecnologia verde funciona da seguinte maneira, explica o comandante da SAS Peter Larsson:

1. Logo após a decolagem, o avião transmite ao centro de controle em terra, através de datalink, a informação preliminar sobre o horário estimado de chegada (ETA, Estimated Time of Arrival).

2. O computador do centro de controle envia ao avião, através de datalink, a rota estimada de aproximação (STAR, Standard Arrival Route) que deve ser usada para aquele horário.

3. O sistema de navegação do avião (FMS) calcula, então, o horário exato da chegada, segundo as condições de vôo, e transmite a informação ao computador do centro de controle em terra.

4. O centro de controle insere, automaticamente, o vôo na lista de chegadas do aeroporto. Se os horários de chegada de dois ou mais vôos coincidirem, uma mensagem adicional é enviada ao avião, determinando um reajuste no horário da descida. (BBC Brasil/ Estadão Online)


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