segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Seda ganha toque Premium

 

A Seda, líder do mercado de xampus, está com um posicionamento mais premium. Fruto de um projeto global iniciado há um ano, a marca da Unilever anunciou nesta terça-feira, 18, uma parceria de longo prazo com sete especialistas internacionais em cabelo. Eles são cocriadores dos xampus, condicionadores e demais artigos capilares que chegarão às prateleiras em 1º setembro. O Brasil será a primeira nação a receber os produtos que passam a apresentar a assinatura "Novo Seda. Seus cabelos com um toque de expert".

O projeto é ambicioso e visa movimentar o mercado nacional, que está estagnado, e aumentar a participação da Seda no setor. Apenas para o lançamento das sete linhas - cada uma desenvolvida com o respaldo desses sete experts - foram investidos R$ 25 milhões. Estão previstos mais R$ 100 milhões para um período de um ano, um ano e meio. A marca, presente em mais de 50 países, conta com um extenso planejamento para impactar o consumidor brasileiro.

Um dos passos foi o lançamento do espaço Seda Urban Salon, instalado na rua Oscar Freire, famoso endereço das grifes de luxo na capital paulista. Planejado para permanecer no local por dois meses, o salão conceito foi criado e produzido pela Bullet. Aberto nesta terça-feira, 18, ele fornece atendimento exclusivo - e com horário agendado - a convidadas da marca e também a consumidoras de lojas e restaurantes da região. 

 

As clientes serão recebidas por um cabeleireiro especializado em fios lisos, cacheados ou quimicamente tratados. Eles farão a avaliação das condições dos cabelos. Depois, as clientes terão uma análise feita por meio de um scanner com raio UV e lente de aumento, obtendo um diagnóstico da estrutura do fio e do couro cabeludo. Em seguida, receberão o tratamento mais indicado para garantir uma cabeleira mais bonita e saudável.

Apesar desse toque premium, a multinacional pretende deixar claro aos seus principais consumidores (as classes B e C) que os produtos são acessíveis - o aumento do preço, segundo Eric Galardi, diretor de marketing da divisão de cabelos, será leve (o valor médio sugerido para o xampu, por exemplo, é de R$ 5,00). Entre as estratégias, está o investimento no PDV e em campanhas de mídia de massa, criadas pela JWT. A comunicação dos novos produtos também ganhará ações na internet e em celulares, desenvolvidas pela F.biz. Também está previsto um salão itinerante que percorrerá o Brasil, um projeto que tem a assinatura da Motivare.

Os sete experts

 

O conceito "cocriação", explorado pela marca junto com a nova assinatura, implica na atuação de sete especialistas para desenvolver xampus que atendessem às principais demandas dos consumidores. Entre os profissionais convocados estão Yuko Yamashita, de Tóquio, inventora da chamada escova progressiva. Ela assina os produtos para cabelos lisos. Ouidad, cabeleireira de Nova York, especializada em cachos, ajudou a desenvolver a nova fórmula para tratar dos fios cacheados.

 

Outros cocriadores são: Thomas Taw, de Londres, referência internacional em reparação de cabeleiras danificadas seja por agentes químicos ou efeitos do clima; a dermatologista Francesca Fusco, de Nova York, encarregada dos novos Seda S.O.S. Caspa e S.O.S. Queda; o francês Teddy Charles, que colaborou na elaboração dos produtos para controlar o volume do cabelo; Rita Hazan, de Nova York, famosa entre as celebridades de Hollywood por suas técnicas de coloração; e Mauro Freire, de São Paulo, que esteve envolvido com o lançamento de Seda Brilho Gloss e das fórmulas especialmente dedicadas ao mercado brasileiro.

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