sábado, 3 de outubro de 2009

Del Valle e McDonald's. Faz uma boa mistura?




Desde julho deste ano, o McDonald's passou a oferecer em seus restaurantes o suco de máquina da marca Del Valle.


Para uma aparente simples troca de marca houve uma grande movimentação e elaboração de estratégia envolvendo pesquisa de satisfação, que ouviu mais de dois mil consumidores. O grande desafio foi tornar um produto bom, melhor ainda.


Antes, os sucos comercializados no fast food eram da marca MinuteMaid, que assim como Del Valle pertence à Coca Cola, porém a antiga marca não tinha o menor apelo ao consumidor e era pouco conhecida por ele. Como os sucos representam 26% das bebidas vendidas no McDonald's, a companhia resolveu mudar para melhor.


Em pesquisas realizadas com três tipos principais de consumidores de McDonald's, a marca Del Valle foi a que primeiro apareceu na mente dos consumidores tanto em marca quanto em qualidade. Com isso, o McDonald's resolveu fazer uma avaliação qualitativa para entender dos principais consumidores de sucos (mães e crianças) quais eram as caracteristicas que eles apreciavam no produto.


O hábito de consumir o suco em casa, segundo a pesquisa é diferente de consumir no fast food, as características são diferentes, nível de açúcar, textura, temperatura, entre outras, portanto não bastava colocar o suco vendido no mercado na prateleira e servir. O McDonalds, juntamente com a Del Valle investiu em desenvolvimento de produto e chegaram em uma fórmula diferente e exclusiva, que seguem as linhas Del Valle e atendem às necessidades do consumidor do fast food.


O lançamento do produto não envolveu grandes custos e comunicação, foi feita uma pequena campanha em revistas para o público feminino e internet. O foco principal da comunicação foi no PDV, onde há a decisão de compra, o atendente de forma amigável recomendava o produto, que ganhou uma máquina nova com adesivo Del Valle e como com o logotipo.


Uma estratégia que o McDonald's vem seguindo já faz um tempo é a de trazer valor para o consumidor, com produtos de qualidade e que no fundo, no fundo, VENDAM MAIS.



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