terça-feira, 23 de março de 2010

Ação de merchandising da Claro no BBB

Para quem acompanha e gosta de espiar cada momento dos integrantes da atual edição do Big Brother Brasil, existe mais um detalhe a se atentar: as diversas ações de merchandising de empresas consagradas como Unilever, Ambev e mais recentemente a Claro. A participação dos produtos dessas empresas no programa não é meramente cenográfica. E sim, condutora do comportamento e das atitudes dos participantes, evidenciando muitas vezes, aspectos de suas personalidades nunca antes revelados, ou ainda, aprofundando relações de intrigas e discussões entre os participantes, como foi visto no caso da ação da Claro, as reações de Serginho, Lia e Fernanda.
A ação propunha um desafio bastante claro: percorrer um determinado trajeto de bicicleta e no caminho, parar para abrir as caixinhas com cartões da claro com uma espécie de pontuação. Participaram do desafio Lia , Anamara e Fernanda. Esta última, foi a vencedora.
Um ponto importante a se pensar é a reação de muitas pessoas ao assistirem passagens como essas. A maioria delas é indiferente. Se houvesse outro desafio, outra festa ou até se não houvesse nada e simplesmente mantivessem os integrantes na casa sem nenhuma atividade, muitas pessoas não se surpreenderiam.
Será que isso de certo modo, afeta a maneira como os espectadores do BBB vêem as marcas que realizam ações de merchandising no programa? Ou pior, será que é um investimento bem gasto, que se repercuta intensamente, levando as empresas à satisfação dos seus objetivos ( reforçar imagem de marca, apresentar novo produto ou novo posicionamento)? A alta audiência do programa é um forte chamariz para a organização das ações de merchandising dessas empresas. Mas, e a capacidade de retenção das pessoas? Será que é tão alta quanto?
Dentre tantos episódios que já se sucederam no BBB, creio que é mais fácil as pessoas falarem sobre o novo casal que surgiu no programa, ao comentar sobre ações de merchandising. Isso é um reflexo das diversas atitudes "roterizadas" em um programa que teoricamente pertence a categoria de reality show.

Nenhum comentário: