terça-feira, 30 de março de 2010

Google lança o canal “Palpita Brasil” no Youtube


O Google acaba de anunciar hoje, 30 de março, a criação do canal Palpita Brasil no Youtube, canal que é voltado para a Copa do Mundo da África do Sul. Nele haverá programas exclusivos para a copa e tem como foco principal a interação do usuário.

Foi feita uma união entre o próprio Youtube e outros sites das empresas como o Google Maps, Orkut, AdWords e o Display Ads, que mostrará a evolução da publicidade na web, mostrando uma grande interação com o usuário.

Para a criação do canal, o Google fez uma parceria com o canal esportivo ESPN e com a Sony Music, unindo a música ao futebol para que os usuários possam interagir e torcer pelo país na Copa do Mundo.

O “Palpita Brasil” traz atrações para os usuários do site de vídeos como programas exclusivos produzido pelo apresentador do canal Luis Hygino exclusivamente para o YouTube. A ESPN e o Google combinarão estas informações na TV e no site, fortalecendo a interação entre os espectadores. Para isso, o “Palpita Brasil” contará com acesso ao Google Maps para mostrar a trajetória de uma repórter do canal que andará de bicicleta pela África do Sul.

Além do “envie seu vídeo” com palpites sobre o torneio, as pessoas são convidadas a compor a letra do “Hino da Torcida”, que será gravado pela Claudia Leitte. Uma comissão julgadora avaliará os vídeos da música feitos pelos participantes e selecionará um vencedor que gravará a canção ao lado da cantora.

A rede social Orkut também fará parte da iniciativa. Haverá um quiz sobre a história da Copa, um bolão virtual e uma ação no jogo Buddy Poke, trazendo camisas e itens para que os usuários possam torcer pela seleção brasileira. Máquinas chamadas de YouTube Machines serão instaladas em diversos pontos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro para que torcedores mandem seus recados que serão publicados diretamente no site de vídeos do Google.

Já para os anunciantes, a empresa lançou uma iniciativa para promover o AdWords e o Display. Será publicado um site que ensinará como tirar melhor proveito dos anúncios para alavancar as vendas. Chamado de “Fanáticos por Resultados F. C.”, o espaço trará dicas de como montar uma campanha de AdWords sob medida, ajudando a definir o público-alvo e até sugerindo quais palavras são mais indicadas para investir.

A página explicará como fazer uso combinado de anúncios em busca com display, disponível no Orkut e no YouTube, além de analisar o desempenho individual de cada anúncio com o Google Analytics.

O interessante foi o Google fazer essa ação tanto para o usuário como para as empresas, atraindo ambos e realmente mostrando um grande avanço na publicidade.

A iniciativa tem patrocínio da Skol, Vivo, Sony e Volkswagen.

Nenhum comentário: