domingo, 28 de março de 2010

Primeira ação de comunicação no Chatroulette

Mal fazem dois meses que o Chatroulette virou febre na internet e as empresas e agências já começaram a pensar em como veicular e divulgar suas campanhas no website. O funcionamento do Chatroulette é simples: você aperta o play, habilita a sua webcam, e aleatoriamente alguém é escolhido para conversar com você.

Tudo ao vivo. Quando quiser ver/falar com outra pessoa, basta clicar em “next” e mais um estranho aparece na sua tela. As possibilidades dessa roleta russa com vídeo ao vivo nos leva para um mundo de bizarros. Imagine ter um encontro as escuras a cada vez que clica em “next”, interações que duram segundos e raramente geram uma conversa com algum sentido.

O fato é que a McCann Erickson Madrid conseguiu desenvolver uma ação para o canal de terror Buzz TV que prendeu a atenção dos internautas por alguns minutos. A idéia surgiu do conceito de que se pode levar diversos tipos de sustos ao acessar o Chatroulette, já que não há como prever o que irá acontecer, exatamente como nos filmes de terror.

A ação consiste basicamente em uma cena simples: uma mulher, que aparece na webcam conversando normalmente com os usuários do site. De repente, alguém invade a sala de sua casa e a mata. Após o feito, o assassino envia uma mensagem ao internauta dizendo "You are the next". No fim do vídeo, a mensagem "Ready for the next thrill? Buzz Spain. Intense, real, no limits" aparece.

A reação das pessoas é muito distinta uma da outra, alguns entram na brincadeira, outros se assustam ou ficam aflitos. O vídeo tem repercutido muito na internet, em blogs, twitters e até mesmo no próprio Chatroulette, onde os internautas têm feito sua própria versão do assassinato.

A idéia central da ação é muito bacana, que é transmitir uma sensação, assim como a sensação transmitidas nos filmes que a emissora oferece, a de agonia. Só nos resta saber se essa mania de promover marcas vai pegar no Chatroulette, porque vai ser no mínimo chato apertar "next" e sempre se deparar com virais de algum produto.

Nenhum comentário: