quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resumo da aula 26/09 - Sábado

Essa aula é responsável por nos mostrar o papel dos anunciantes, das agências, da mídia e do mercado, no processo específico da comunicação integrada.

Como já sabemos, a comunicação integrada nada mais é que a integração das formas ( propaganda, promoção, relações públicas, etc...) que os produtos/serviços se utilizam para se comunicar com seus clientes e os meios ( televisão, cinema, rádio, etc...) pelos quais essa comunicação poderá ser difundida.

Para que a comunicação integrada funcione, existe uma cadeia de comunicação composta pelos anunciantes, as agências, a mídia e o mercado. Cada um deles tem sua responsabilidade para que a comunicação integrada siga seu fluxo.

ANUNCIANTES → eles são responsáveis pelo posicionamento de marketing que tem como obrigação cuidar do marketing mix, e também são responsáveis pelo posicionamento de comunicação, que tem como obrigação dar parâmetros de como os anunciantes querem que o público veja seu produto/serviço.

AGÊNCIAS → elas são responsáveis pelo plano de comunicação, que tem a obrigação de descobrir qual é o problema que o anunciante quer resolver, qual é o objetivo da campanha que eles iram criar, o posicionamento da campanha, a abordagem e o slogan .
As agências são responsáveis também pela produção e pela estratégia de mídia que irá ser utilizada. Apesar de alguns anunciantes como a Unilever, terem um departamento para cuidar de estratégia de mídia, ela é desempenhada pelas agências.

MÍDIA → responsável pela veiculação, que tem a obrigação de realizar o plano de mídia e o controle deste.

MERCADO → é preciso que este seja analisado para que se destaque o público-alvo que os anunciantes querem atingir, as oportunidades que ele oferece, conhecer a fundo seus hábitos, comportamentos , etc. Para que no final ele tenha um feedback favorável com as expectativas dos anunciantes, das agências e da mídia.

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