sábado, 29 de agosto de 2009

Aula do dia 24 de agosto

Na noite de segunda-feira a maior parte dos alunos estava presente em sala, diferentemente da aula da fria manhã de sábado. Sendo assim, o professor Luiz Biagiotti revisou o conteúdo dado em classe no final de semana que abordou o que é planejamento, porque planejar e principalmente seu processo que inclui a análise, a estratégia de marketing, o posicionamento, um novo modo de estudar os 4P´s e sua implementação. Após isso, deu-se início a matéria do dia e também continuidade ao planejamento de propaganda.
É importante lembrar que para executar uma boa estratégia de propaganda são fundamentais três elementos: a seleção do targeting, o conteúdo da mensagem e a mídia. Com estes itens selecionados, define-se o posicionamento. O final da aula foi se aproximando e um novo conteúdo também: como definir o budget e seus métodos, vale ressaltar que este assunto é um dos mais importantes e interessantes do semestre. O primeiro método é o de percentual sobre vendas, que apesar de ser um dos mais utilizados do mercado não possui tanto efeito, uma vez que é definido sobre a previsão de vendas, ou seja, se a empresa para de vender e dar lucro, o budget diminui conforme o crescimento e declínio da companhia. O segundo método era por objetivo, que reforça a técnica de mídia que para fixar uma imagem na mente dos consumidores é necessário passar uma propaganda pelo menos três vezes. O último método é o de benchmark que envolve o market share, o share of mind e o share of media voice que representa todos os investimentos de mídia que as empresas fazem.
Após isso, a aula terminou, porém o planejamento de propaganda continua...

Nenhum comentário: