terça-feira, 25 de agosto de 2009

Resumo aula Sábado (22 de agosto)

Sábado de manhã, assim começa a nossa aula.

Um dos primeiros pontos que foram apontados foi o brasileiro e sua relação com o planejamento. Conhecidos como o povo do jeitinho brasileiro, faz parte de nós a improvisação, e conseqüentemente, a falta de planejamento, tanto em aspectos pessoais, como também no âmbito de trabalho. E desta forma são poucas as empresas que possuem um planejamento, ou que sabem trabalhar com isto.

Exemplo desta falta de planejamento está na empresa Wal Mart, que há pouco tempo mudou seu logo, porém não soube comunicá-lo ao público (caso que será tema de outro post). Porém mais do que necessário o produto final, é preciso compreender a necessidade do processo como um todo, que engloba três pontos fundamentais:

Além destes pontos, não podemos nos esquecer dos 4Ps. Os 4Ps foram apresentados em aula de uma maneira diferente, e muito interessante:


Passamos a pensar em cada um dos 4Ps relacionados ao valor, facilitando a atuação do planejamento que deve ser visto não como camisa de força, mas como um Norte, um caminho.

E para este processo, todos nós sabemos da importância de segmentação e a necessidade de entender a fundo os consumidores, por isso temos que nos fazer duas perguntas:

E assim os objetivos serão hierarquizados, de acordo com seu grau de importância. Neste momento da aula foi citado o caso da FIAT, Kaiser e Sam`sClub que enfrentaram e enfrentam problemas em atingir seu target, por histórias tidas como verdades pela sociedade.

O último ponto que foi dado em aula foi a diferença entre o Planejamento de Propaganda e o Planejamento de Marketing, onde o primeiro deles fala de mídia e mensagem, enquanto o segundo é de responsabilidade do cliente. E por isso existem três pontos do Planejamento de Propaganda que vão além do Plano de Marketing, são eles:

Deste modo o Planejamento de Propaganda pode se distinguir do Plano de Marketing, e adotar sua forma visando o negócio, mas pensando no target, mensagem e mídia.

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