sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nova marca do Walmart reforça novo posicionamento

A maior rede de varejo do mundo, o Walmart, está com novo visual. Mas quem pensa que é só trocar a marca e está tudo resolvido deve estar vendo só uma parte do assunto. A revitalização de uma marca não traz só uma nova expressão gráfica, mas traz também conceitos importantes para a empresa, características que formam o DNA da organização.No caso do Walmart (sem o hífen), traz um novo posicionamento e um novo slogan: É pagar menos. É viver melhor.

A tipologia mais arredondada e o tom inferior de azul deram mais leveza à marca. O símbolo gráfico, que forma um Sol, transmite uma sensação de alegria e bem-estar. E tem explicação para cada haste, eles representam conceitos. Nas hastes de cima estão os compromissos da marca: preços imbatíveis, produtos de qualidade e experiência de compra. E nas inferiores, estão representados os princípios básicos da empresa: respeito, atendimento ao cliente e excelência.
Este novo alinhamento faz parte de uma estratégia global. Contudo, a ação de lançamento no Brasil foi customizada, desenvolvida só para o nosso mercado, e foi muito feliz. Com a letra alterada da música "É", de Gonzaguinha, que considero um expoente do jeito de ser brasileiro, o Walmart pretendeu fixar sua nova marca junto ao consumidor, transferindo uma identidade nacional à rede americana. Mesmo com a marca muito ligada aos EUA, a campanha teve a felicidade de escolher uma boa trilha e boas imagens para ilustrar. Os comerciais de 30 e 60 segundos estão rolando na TV. Só vamos acompanhar quanto tempo a empresa levará para trocar a comunicação visual das lojas, principal ponto de contato com o cliente.

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