domingo, 30 de agosto de 2009

Resumo aula dia 24/08

Na aula do dia 24/08, foi retomada a importância do planejamento como norte para as decisões, já que existem os que optam por ele ou os que simplesmente o ignoram.
Foi analisado, mais a fundo, o Processo de Marketing e, como planejamento, estratégia e os 4P’s se envolvem direta ou indiretamente nele.
.

Vimos também algumas diferenças entre Planejamento de Marketing e de Propaganda, e que o segundo cuida prioritariamente de Mídia e Mensagem, que são adequados ao Target e regidos por três perguntas fundamentais: Quem eu estou tentando atingir? O que dizer para eles? Quando e como atingi-los?

Uma novidade desta aula foi o Budget de Comunicação, para aqueles que estavam tentando entender como eram feitos os orçamentos e contas para a propaganda.
Foram apresentadas três formas de calcular o budget.

1) Método Percentual Sobre Vendas
Este é, provavelmente, o método mais praticado pelo mercado. O valor do budget neste caso, é calculado sobre a previsão de vendas da empresa, quanto maior o volume de vendas, maior o valor destinado à comunicação, quanto menor o meu volume de vedas, menor o valor destinado à comunicação.


VENDAS X% = BUDGET

.
Pois é, parece estranho, mas está certo. Essa estranheza é algo que pode ser classificado como “falha”, pois este método cria um circulo vicioso em função das vendas da empresa. Por exemplo: Quando eu perco clientes, por quaisquer que sejam os motivos, eu vendo menos, se eu vendo menos, eu deixo de investir em comunicação e se eu deixo de investir em comunicação, eu não apareço, não me comunico com meu público, não enfrento a concorrência, fico desconhecido e fracasso.

2) Método Benchmark
Este método parte do principio de que deve haver um equilíbrio entre investimento de publicidade, share of mind e market share.

SHARE OF MEDIA VOICE = SHARE OF MIND = MARKET SHARE

3) Método por Objetivo
Dos três, o mais complexo. Neste, deve haver um controle maior sobre toda a cadeia, para entregar valor ao cliente. Para isso, objetivos são traçados, e a partir deles, toda a cadeia e todos que dela participam, devem ser verificados e treinados: do fabricante ao vendedor, da fábrica ao ponto de venda, para que todos os objetivos sejam atingidos.
.


Para quem ainda não entendeu, não se preocupe, este assunto será abordado também na próxima aula (31/08).

Nenhum comentário: