segunda-feira, 21 de junho de 2010



Aproximadamente um mês atrás (11/05/2010) foi inaugurada a primeira loja grátis do pais. Exatamente isso, uma loja na qual você entra,escolhe o quer levar e simplesmente leva, sem pagar nada, é assim que funciona o Clube Amostra Grátis. Estranho? Talvez aqui no Brasil , mas esse tipo de loja já é bem mais comum no exterior. A rede mais conhecida do ramo , a SampleLab (www.samplelab-international.com) , nascida em Harajuku, um bairro de Tóquio , mas já esta se difundindo bastante no mundo todo , a exemplo da Espanha que a pouco teve inaugurada sua primeira loja, a Esloultimo, loja em que o consumidor associado paga uma taxa de cinco euros e tem direito a uma visita em um período de 30 dias.

A estratégia consiste em expor produtos disponibilizados pr indústrias da área de alimentos, bebidas, cosméticos, higiene, vestuário e até de eletroeletrônicos a custo zero, com o simples intuito de receber um feedback sobre os produtos. Ou seja, o consumidor leva para casa, experimenta e dá sua opinião. Na verdade o processo é um pouco mais complexo , é necessário fazer um cadastro , e pagar uma mensalidade de 50 reais por ano (taxa relativamente baixa , provavelmente imposta para selecionar o público) , após isso o cliente pode ir na loja e levar o que bem entender ( com exceção de alguns eletroeletrônicos que estão disponíveis apenas para testa na própria loja), apenas se comprometendo em preencher relatos contínuos sobre a experiência que teve com o produto adquirido.


Hoje estão expostos cerca de 80 produtos, mas o objetivo é ter nas prateleiras algo entre 160 e 200 itens para a escolha do cliente nos próximos meses, diz ele.
O investimento na loja, na Vila Madalena, foi de R$ 2 milhões. A expectativa de faturamento anual é de R$ 3 milhões. Algumas marcas, como Nestlé, Telefônica, Locaweb, Plantronics, Góoc e Grupo Berton (área de cosméticos), aderiram ao Clube Amostra Grátis."Em vez de investir R$ 60 mil em uma pesquisa de mercado tradicional, o empresário tem um "feedback" dos produtos de uma forma mais barata", diz Luiz Gaeta, sócio da Clube Amostra Grátis.

A nova tendência já veio acompanhada de um novo conceito, o de Trysumers, expressão que resulta da combinação de Try (experimentar, em inglês) e consumers (consumidores), pessoas que, antes de comprar, desejam testar e experimentar o produto; se aproveitando do Tryvertising (Try + Advertising), a disseminação de informações sobre novos produtos por quem já os usou.

Realmente é uma boa opção quando se trata em testar um produto para lançamento e assim se torna muito relativa para o mundo da propaganda. Não da para saber se a tendência veio para ficar mas levando em conta o tamanho do investimento e o fato de que ainda este mês será aberta outra loja no ramo ( Sample Center , que mesmo atrasada não teme a concorrência e acredita no amplitude e potencial do “trymarket”) já é possível dizer que os envolvidos vieram para ficar.

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