quinta-feira, 17 de junho de 2010

Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?


Vi essa matéria na UOL e achei interessante compartilhar:

Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing? Escolher o melhor horário para enviar e-mail marketing exige atenção à rotina do público alvo e seu comportamento como leitor de e-mails. Existem estudos que revelam a quarta-feira*, não importa o horário, como o melhor dia para envio de e-mail marketing. Porém, como toda regra tem uma exceção, acreditamos que há muitos públicos com perfis que fogem à regra. Aqui vão algumas questões que devem ser levantadas na hora de escolher o horário: - Qual a profissão do seu público? Se ele trabalha em escritório, em frente ao computador, as chances de ele ler seu e-mail no horário comercial é maior. Se ele trabalha na rua, academia, consultório, e diversas outras atividades que não exigem estar em frente ao micro no horário comercial, as chances de ele ler seu e-mail depois do expediente são muito maiores. - Que tipo de consumidor de internet ele é? Se for um freqüentador assíduo de lojas virtuais, que costuma comprar online ou cadastrar-se em diversos sites de conteúdo, a quantidade de mensagens, relevantes ou não, que ele recebe deve ser imensa. Procure trabalhar uma mensagem adequada ao perfil dele e que se destaque no meio de tanto lixo eletrônico. - Qual o cargo do seu público? O horário do almoço (entre 12:00 e 14:00 horas) é bem adequado. Porém, dependendo do cargo do seu público, ele pode oscilar entre verificar sua caixa postal no intervalo do trabalho, ou seja, na hora do almoço ou ele pode verificar quando volta do almoço. Se o seu e-mail possui conteúdo que corresponde ao tipo de trabalho do seu público, durante o expediente (entre 10:00 e 12:00 e entre 14:00 e 16:00 horas) pode ser um bom horário para enviar. - Qual o tipo de mensagem que seu e-mail marketing passa? Em newsletters é natural existir um intervalo entre a visualização e as interações (cliques nas notícias) de quem as recebeu. Isso é positivo pois mostra que a newsletter é relevante e que ele a guardou para ler quando tiver tempo. - Como é seu relacionamento com o público? Mensagens enviadas periodicamente e com conteúdos adequados ao perfil e necessidade do público alvo, serão sempre melhor recebidas. No meio de tantos e-mails, sua mensagem precisa se destacar. Na dúvida de escolher o melhor horário, o ideal é testar. Faça vários disparos em horários diferentes e mensure os resultados. Você pode se surpreender com o comportamento do seu público. *“2007 Q3 E-mail Marketing”, foi realizado pela eROI (http://www.eroi.com/)Fonte:
Virtual Target

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