terça-feira, 1 de junho de 2010

Campanha TAM "Paixão por Torcer"





A TAM ,um dos muitos patrocinadores oficiais da seleção brasileira, investiu em peso em uma campanha de peso para a época de Copa do Mundo. Isso foi feito através de uma série de ações, umas normais e outras não convencionais, criadas pela agência de propaganda Young & Rubicam.

Primeiramente foi criado um hotsite dentro do site principal da TAM , chamado de TAM "paixão por torcer" ,o www.paixaoportorcer.com.br (onde era possível encontrar
um grande conteúdo interativo com enquetes,cadastramento, games, downloads e outros).


O segundo passo foi a criação de um filme institucional que mostrava a entrada dos jogadores no aeroporto de embarque para à África , o qual está lotado de torcedores que amam a seleção. O vídeo é acompanhado por uma locução que relata a importância do mundial e a responsabilidade que os jogadores carregam, por fim a TAM assina não só como patrocinadora oficial , mas também como transportadora oficial.



Mas a campanha só estava no começo , os passos seguintes tiveram foco principalmente no site ( http://www.paixaoportorcer.com.br/#/incentive ) .
A partir dele foram criadas duas novas ações:

A primeira era um espaço para os internautas postarem frases de incentivo para a seleção.Mais de 1100 frases foram postadas.
Ação não acaba por ai ,dentre estes mais de 100 frases foram escritas no Airbus A330 ,personalizando a aeronave, que quarta passada (26/05/2010) , as 17h de Brasília , decolou rumo a Johannesburgo, a concentração do Brasil na Copa do Mundo.


A TAM não se contentou , e novamente mediante ao site passou a receber não apenas as frases , mas também vídeos de incentivo para a seleção. Mais de 1.500 vídeos de incentivo preparados por torcedores foram enviados para o Paixão por Torcer. Os melhores foram selecionados e uma edição especial foi preparada pela TAM para que a Seleção assistisse minutos antes do embarque. Sendo assim ao invés do tradicional vídeo de apresentação que é passado no início dos vôos , a seleção vai ser impactada por uma comovente compilação de homenagens e mensagens gravadas em vídeos caseiros por torcedores , muito bem editados e finalizados em um filme emocionante de 4 minutos.





O vídeo , que foi o mais assistido do mundo no dia de seu lançamento no YouTube ,teve tamanha repercussão que se tornou assunto no país inteiro, obtendo mídia espontânea nos principais jornais do páis, como por exemplo reportagens de meia página no Estado de São Paulo e na Folha de São Paulo, além de menções em diversos programas de TV.

É assim que a TAM mostra inovação e se destaca em um ano de copa onde o título "patrocinador oficial" foi tão banalizado devido a massiva e exagerada distribuição de cotas de patrocínio. Mostrando que em meio a tantos "patrocinadores oficiais" , ela tem um algo a mais.

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