terça-feira, 22 de junho de 2010

GRAAC - o caminnho da doação

Bom... como homenagem ao trabalho do Instituto Ronald McDonald que tivemos que fazer esse semestre fica aqui uma ação legal desenvolvida pela Olgivy. A tarefa era basicamente a mesma, aumentar a arrecadação de fundos com um orçamento limitado; mas, ao invés do IRMD, o cliente da vez é o Graac.
Para conscientizar o público da importancia de doar, foi criada a ação "O caminho da doação". A campanha trouxe a pontos estratégicos um cofre interativo. Após um sensor detectar o depósito da moeda, uma tela exibia o caminho que esta moeda percorria a partir de então. O percurso virtual mostrava o pagamento de água, conservação dos aparelhos, suporte às ambulâncias, etc., tudo de forma lúdica (e não sensacionalista).
É interessante notar como aos poucos vamos conseguindo fugir do lugar comum. Cada vez mais as Intituições Beneficentes vão deixando de utilizar-se de atores da Globo com uma camiseta em prol da construção de ações bem elaboradas. A interação com o público desperta o interesse e curiosidade (ainda que essa curiosidade seja só para ver o que vai acontecer) e divulga a causa sem apelar para o sensacionalismo ou exposição das crianças.
Mostrar efetivamente as contas que o capital arrecadado irá pagar racionaliza a doação de uma maneira positiva, isto é, mostra o final da cadeia e como o doador estará ajudando. É legal também mostrar que nenhuma doação é pequena, uma moeda de um real ajuda em todo o processo do GRAAC.
Não é a primeira campanha que a Olgivy faz para o Graac. Uma delas inclusive acabou de levar Leão em Cannes (a Donate Website) e, se continuarmos assim, acho que em breve conseguiremos provar ao mundo que a publicidade serve sim pra coisa boa. É só ver o quanto essas campanhas aumentaram a obtenção de fundos para as crianças com Câncer tratadas pelo Graac.
Pra quem não conseguiu entender direito fica aqui o link. Vale a pena (pelo menos eu acho!).

http://www.youtube.com/watch?v=dRvT3jokyWI&NR=1

Fabiana De Santi Albanese

Nenhum comentário: