domingo, 13 de junho de 2010

Sem patrocinar, Nike gera mais buzz na Copa


Nike supera a patrocinadora oficial Adidas, que fica na segunda colocação, com a menos da metade em menções online.

http://www.youtube.com/watch?v=idLG6jh23yE

Comercial "Write the Future" aproximou a Nike do universo da Copa do Mundo


11 de Junho de 2010 às 14:57

No dia dos primeiros jogos da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 11, a Nike provou novamente que os anunciantes não precisam necessariamente investir uma grande quantidade de dinheiro nos direitos oficiais de patrocínio do evento para ter o melhor buzz.

Um estudo da Nielsen em cima de blogs, redes sociais e programas de mensagens instantâneas descobriu que a Nike teve duas vezes mais menções em textos de língua inglesa relacionados à Copa do Mundo do que a segunda colocada Adidas, que é patrocinadora Fifa.


E a Adidas não foi a única parceira oficial a perder espaço. A Budweiser foi somente a décima marca mais lembrada, enquanto a rival Carlsberg, que não é patrocinadora oficial, ficou em sexto lugar.


Tanto Nike quanto Carlsberg basearam seu sucesso em campanhas de vídeos virais. O épico da Nike Write the Future teve mais de 22 milhões de visualizações, enquanto a peça Team Talk da Carlsberg, que era focado no patrocínio à seleção inglesa, teve mais de um milhão.


A Pepsi (8ª) e a Panasonic (10ª) também entraram no Top 10 de marcas mais associadas à Copa, mesmo não sendo patrocinadoras. Porém, nesse caso ficaram atrás de concorrentes que patrocinam a Copa - Coca-Cola (3ª) e Sony (4ª). Outro caso bem sucedido foi de Visa, que ficou na quinta colocação do ranking e que teve 15 vezes mais menções do que a Mastercard.

Do Advertising Age.

Porcentagem de buzz online apontada pelo estudo:

Posição

Marca

Característica

1

Nike

Não patrocinador

30,20%

2

Adidas

Parceiro FIFA

14,40%

3

Coca-Cola

Parceiro FIFA

11,80%

4

Sony

Parceiro FIFA

11,70%

5

Visa

Parceiro FIFA

7,30%

6

Carlsberg

Não patrocinador

3,90%

7

McDonalds's

Parceiro Copa/Fifa

2,80%

8

Pepsi

Não patrocinador

2,50%

9

Hyundai/Kia

Parceiro FIFA

2,40%

10

Panasonic

Não patrocinador

1,90%

Nenhum comentário: