domingo, 13 de junho de 2010

O novo baixinho da Kaiser

Foi veiculado nesta última sexta-feira, dia 11 de junho, o novo comercial de 45 seg da cerveja Kaiser, pertencente à cervejaria Heineken. A nova campanha da marca é mais uma tentativa de reparar seu equity, que tem se mostrado inofensivo aos principais concorrentes do setor desde que o antigo baixinho "caiu em desuso". A imagem deste personagem sempre esteve fortemente vinculada à Kaiser, porém esta dependência se mostrou prejudicial uma vez que a geração de consumidores os quais respondiam positivamente aos comerciais do homenzinho de boina e bigode envelheceu, bem como o próprio ator, e não manteve sua fidelidade. Já com a nova geração de consumidores de cerveja ele não possui a mesma empatia, perdendo considerável espaço para as campanhas da cerveja que desce redondo, sempre muito jovem, atual e com uma boa pitada de humor, e outras marcas que seguem linhas semelhantes e mais eficientes, com destaque sempre às pertencentes a Ambev.
Parece que a personificação da Kaiser será sempre um baixinho mesmo, pois essa nova tentativa da marca, criada pela Fischer+Fala, aposta suas fichas no ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Romário. O comercial televisivo produzido pela Delicatessen Filmes, ataca diretamente, apesar de não citar o nome, a concorrente Brahma, que tem utilizado o atual treinador da seleção brasileira, Dunga. No filme, o baixinho acaba criticando a escolha que o técnico fez, porém não se referindo à escalação e sim, à da cerveja, Brahma.
Visto que a imagem do nosso atual treinador não é das mais sólidas e está "em cheque" no momento, dependendo muito da atuação da seleção nos jogos da Copa do Mundo, é de se entender a intenção da agência junto à Kaiser nesta aposta. Porém, o tamanho do impacto e o retorno de imagem que esta campanha trará à marca, provavelmete será inversamente proporcional ao sucesso do Dunga no mundial. Isso se deve pois, se o técnico trouxer o caneco, os torcedores que estão em cima do muro hoje, que não são poucos, irão rapidamente se tornar embaixadores do gaúcho. Caso contrário, estes mesmos se tornarão aliados de Romário neste ataque. Portanto teremos de aguardar os resultados da nossa seleção para confirmar esta suposição que, até o momento, só nos permite afirmar que o gerente de marketing da Kaiser, Marcelo Liberado, não parece ser muito patriota.
Segue o link do comercial:
http://www.youtube.com/watch?v=lif2Ny_UPGQ

Nenhum comentário: