terça-feira, 1 de dezembro de 2009

As 10 Tendências da Classe C

Muito se fala, e é uma realidade, que a classe C está crescendo em nível de importância no país. Ela ja representa – classe C como quem ganha menos de 10 salários mínimos – 90% da população brasileira, 79% do consumo do país, atinge 69% do mercado de cartões de crédito e movimentam mais de 760 bilhões por ano.

É necessário manter os olhos abertos com essa parcela da população e não deixar as oportunidades passarem. Para crescer e conquistá-los é necessário atingir não somente o bolso, mas também seus corações. Para entendê-los melhor, uma pesquisa informal do DataPopular criou uma lista com 10 tendências da classe C. São elas:

1. Consumo de inclusão: todos querem comprar, mas o alvo é a qualidade e não o status. Aqui vale a abundância e não a exclusividade como na classe A.

2. Acesso e qualidade: valoriza o dinheiro. Uma compra é um investimento. Portanto, a margem de erro deve ser pequena. Não dá para testar um produto e depois não gostar e ter que usar até acabar.

3. Capilaridade, aval e segmentação: o ponto de venda deve ser próximo pois fazem compras a pé e se não tiverem dinheiro sempre pode apelar para o mercadinho que vende fiado.

4. Redes, dicas e boca a boca: são mais colaborativos e dividem a informação com a família e os vizinhos. Todos dão dicas de descontos, bons produtos, atendimento. E o melhor, uma vez conquistados, se mantêm fiéis.

5. Tecnologia, família e investimento: o computador ocupa o lugar na sala que antes era só da TV. Representa uma forma maior de conhecimento, entretenimento e lazer.

6. Educação e cultura: caminho para a ascensão social. Estudar funciona como um plano de previdência familiar pois melhora a qualidade de vida de todos.

7. Juventude geração C: esse é o nosso futuro. Seremos um Brasil com a cara dos jovens da atual classe C. Esse jovem tem voz ativa dentro da família. 68% deles estudou mais que os pais e são super pé-no-chão. Não acreditam em horóscopo, alma gêmea, ET de Varginha. Não tem tempo para pensar nessas “bobagens”.

8. Identidade e autoestima: valoriza a conquista e enaltece a origem. Aqui vale a pena prestar atenção na regionalidade, na comunidade e na igreja.

9. Vaidade e beleza: estar bem arrumada é uma forma de diminuir as barreiras étnicas e sociais. As mulheres gastam em média 50 reais por mês no salão. 89% afirmam que os cuidados pessoais a fazem se sentir melhores. (ver reportagem abaixo)

10. Novos papéis e nova família: a relação homem e mulher ganha maiores contornos nesta faixa de renda. 30% das familias da classe C são chefiadas por mulheres. A tão desejada igualdade de direitos chega primeiro aqui.

Marcas gigantes como a Coca Cola ja colocaram em prática estratégias de distribuição exclusivas para a classe C, está na hora de começar a se importar mais e pensar duas vezes onde investir o precioso dinheiro.


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