sábado, 12 de dezembro de 2009

Futuro das agências

É muito difícil conseguirmos definir o futuro, já que a dez anos atrás não imaginávamos que a internet se tornaria algo trivial, assim como não imaginávamos que ficaríamos viciados no Orkut, Facebook, Twitter, etc. Ou seja, a forma de comunicar de 10 anos atrás era muito diferente do que temos hoje. Tudo muda muito rápido, hoje as formas de comunicação pedem mais rapidez, mais dinamismo.

As agências de publicidade hoje possuem em sua maioria, seus departamentos perfeitamente definidos. Criação possui a função de criar algo brilhante, dentro das possibilidades dos clientes, o planejamento deve analisar todo o contexto do briefing e tirar o melhor dele, etc. Os planos de mídia possuem sua base nas mídias tradicionais, como televisão, jornal revistas, mesmo com o avanço das mídias sociais.

Acredito que daqui a 10 anos devemos ter todos os departamentos que encontramos hoje, no entanto eles vão estar cada vez mais integrados. Em minha opinião, isto acontecerá em virtude da necessidade de se “entender de tudo um pouco”, que já existe hoje. Portanto, podemos ser um criador, mas devemos entender da melhor forma possível o porquê o atendimento esta agindo daquela forma com o cliente. Ou seja, a integração vai se tornar necessária para a vitalidade das agências.

Já o surgimento de agências específicas, acredito ser uma tendência, pois cada vez mais os clientes pedem por trabalhos específicos, que muitas vezes demanda muito tempo dos funcionários das agências convencionais. Por exemplo, o cliente pode ter toda a sua campanha feita por uma agência x, mas irá fazer seu site na agência y que possui um know how muito maior em relação de internet.

Quanto aos planos de mídia, apesar dos números que são mostrados sobre a diminuição na utilização das mídias tradicionais, as mesmas NÃO VÃO DESAPARECER. Elas vão continuar possuindo um peso importante dentro do plano. O que acontecerá é que as novas mídias, como as mídias sociais e mídia OOH (out of home) serão tão importantes quanto as mídia tradicionais.
Portanto as três tendências para daqui a 10 anos são: integração entre os departamentos das agências, surgimento cada vez maior de agências especializadas em um negócio e crescimento da importância das novas mídias nos planos de mídia dos clientes.

BÁRBARA DE SÁ

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