Falar sobre o future das agências, é algo muito amplo. Por vezes, durante as aulas, vemos que o mercado publicitário está em constante mudança, buscando adaptações, tentando compreender cada vez mais o consumidor, porém, ao mesmo tempo vemos que muitas coisas mudam apenas superficialmente, através de nomenclaturas, sendo que as ações continuam sendo as mesmas há anos.
A partir disso, como entender uma agência daqui 10 anos?
Talvez, o mais importante seja pensarmos que mesmo daqui a 10 anos, ainda não teremos um padrão para o funcionamento das agências, assim como não temos hoje, mas é possível traçar um esboço de alguns pontos que cada vez mais vão adquirir importância.
Acredito que seja uma opinião quase unânime dizer que o planejamento irá adquirir cada vez mais importância, ainda mais analisando o fato de que as empresas devem cada vez mais acertar em seus investimentos.
As grandes empresas cobram das agências o retorno de suas campanhas, portanto, cada vez mais o planejamento deve compreender o produto, a empresa, o consumidor e ter planejamentos mais precisos, para assim, definir melhor os gastos que serão realizados, evitando o desperdício.
Quanto às demais áreas de uma agência, acredito que isso dependerá de cada negócio de agência, já que muitas agências ainda serão mais reconhecidas pela qualidade do departamento de Criação, outras pela qualidade de Mídia, como hoje.
Uma coisa é certa, o ambiente dos negócios como um todo será muito mais acirrado, portanto, todas agências deverão investir cada vez mais em seus departamentos administrativos. As agências deverão ter seus funcionários de Novos Negócios muito mais preparados para essa competição, além de possuirem seus departamentos de RP mais preparados para esse cenário. Portanto, além de trabalharem muito bem para seus clientes, as agências deverão saber se gerir cada vez mais, e trabalharem bem para elas mesmas.
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