terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tradição da Adidas em copas do mundo

Uma viagem no mundo de todas as bolas das Copas. Dessa maneira, a Adidas lançou nesta sexta-feira, 4 - mesmo dia do sorteio das chaves do torneio -, seu produto que estará na disputa da Copa do Mundo de 2010. A marca destacou a tecnologia empregada na bola e seu design fazendo contraste com elementos culturais da África do Sul, país-sede desta edição do Mundial.

O nome do produto é "Jabulani", que significa "celebrar" no idioma Bantu Zulu, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul, usado por quase 25% da população. As características técnicas do modelo mostram que perfeição vai muito além da estética.

Composta por apenas oito gomos em 3D, soldados termicamente, a bola é perfeitamente redonda e mais precisa do que qualquer outro modelo.

A estratégia da Adidas para criar expectativa e dar um clima especial à novidade foi elaborar uma espécie de contagem regressiva na web, mostrando uma série de bolas antigas que estiveram presentes em Mundiais de futebol ao longo da história das Copa.

No site da Adidas (http://www.adidas.com/campaigns/football/content/products.aspx?collection=OMB), é possível visualizar uma linha do tempo que começa em 1970, quando a primeira bola da Adidas foi feita para uma Copa do Mundo, realizada no México. Seguindo nessa linha, a cada quatro anos, informações sobre a bola e sobre o campeonato são ilustradas com vídeos históricos de momentos marcantes. Desde então, todas as bolas feitas para este campeonato são da Adidas. É possível ver uma imagem de 360º da nova bola que será usada na próxima Copa do Mundo, com informações específicas.

Desde o dia 24 de novembro, um link interativo foi postado nos principais portais da internet. As pessoas podiam analisar os produtos e tentar descobrir a qual Copa cada modelo pertenceu.

Segundo Paulo Zilliotto, gerente de comunicação da Adidas, a empresa respira a Copa durante todo esse período até julho de 2010. "Estamos voltados para o Mundial, toda a nossa comunicação está presente na web. Sem dúvida é uma das maiores campanhas da história da Adidas", comenta.

A marca também realiza ações de diversos tipos no País. Um exemplo é o patrocínio da empresa na mostra "Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo" no Museu do Futebol, em São Paulo. Quem for à exposição terá a oportunidade de conferir uma vitrine com os modelos das 11 bolas fabricadas pela Adidas, das Copas do Mundo de 1970 até 2010.

Além disso, a marca dá continuidade a campanha "Todo time precisa", que marcou a comunicação da Adidas neste ano. Também estão previstos, o lançamento de vários produtos no primeiro semestre de 2010, como chuteiras, bolas e camisas.

Sem dúvida, o investimento pesado da Adidas em patrocinio de eventos esportivos não começou há pouco tempo. Podemos dizer que a constante construção de marca ao longo das últimas décadas, transformou a Adidas naquilo que vemos hoje, uma empresa que disputa em primeiro lugar a liderança do segmento de produtos esportivos, juntamente com a Nike. Se pensarmos a longo prazo, certamente o retorno sobre os investimentos em comunicação são maiores do que os investimentos.

Nenhum comentário: