domingo, 6 de dezembro de 2009

Marlene Bregman

Marlene Bregman, formada em jornalismo, com mestrado em propaganda na Syracuse University, em Nova York, Estados Unidos concedeu uma brilhante entrevista aos alunos da ESPM.
Ela trabalha na Leo Burnett Brasil há 28 anos, onde foi Vice-Presidente de Planejamento Estratégico. Nesta função, Marlene liderou diversos projetos que contribuíram para construir as marcas de muitos clientes da agência no mercado brasileiro como Marlboro, McDonald’s, Kellogg’s, Procter & Gamble, Gatorade, LG Electronics, BankBoston, DirecTV , Fiat e mais recentemente Visa. Atualmente é Vice-Presidente de Negócios Corporativos da Leo onde é responsável pelas áreas de novos negócios e pela coordenação das pesquisas internacionais da agencia, como as recentes Miss Understood e Metro versus Retro.
Marlene iniciou seu "bate papo" pontuando as grandes mudanças no mercado publicitário ao longo dos anos.
Disse que em 1970 deu-se o início a construção de marketing (formação de marcas) e que os benefícios da propaganda eram muito racionais.
Já em 1990 a televisão aparece como um meio que possuiu penetração em todo o mercado brasileiro juntamente com revistas, rádios, jornais. Ou seja, era necessário uma coerência do que a marca falava nos diferentes meios. A grande preocupação da propaganda era ser reproduzida de forma uniforme.
Em 1995 houve a 1ª grande transformação: foi implementada a cultura do planejamento estratégico.
A partir dessas datas, Marlene chega na questão dos desafios do planejamento na era atual: a informação permeia os meios intensamente. O consumidor é ativo (recebe a mensagem) mas também é pró-ativo (participa da mensagem). Como medir e avaliar tudo isso? Não há controle sobre a mensagem!
Ela nos fornece dados e nos diz da importância de refletir e entender o porquê dessas informações:
- O Brasil possui a maior base de usuários de msn no mundo.
-O Brasil ocupa o 1º lugar no ranking mundial de tempo gasto on line - Média 26h20 min/mês
-Somos o país que possui a segunda maior base de usuários gmail e yahoo
-Somo a 4ª maior base de youtube no mundo

Enfim, percebe-se que o Brasil é um país com consumidores pró-ativos, que gostam do mundo on line. Postam em blogs, participam de comunidades no orkut, fazem vídeos para o youtube, e nós futuros publicitários devemos nos atentar para essa tendência.
Marlene diz que pesquisa tradicional analisa o que já é passado, nosso grande desafio é olhar para o amanhã.
Para finalizar nos indicou um bom livro "A cultura da Convergência" de Henry Jakins para entender melhor todos esses grandes desafios.

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