terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pão de Açúcar anuncia acordo de fusão com as Casas Bahia


O Grupo Pão de Açúcar anunciou, dia 4, ter fechado um acordo de fusão com as Casas Bahia. Segundo comunicado divulgado ao mercado, o contrato "visa a integração dos seus negócios no setor de varejo e de comércio eletrônico". A associação vai unir as operações do Ponto Frio (Globex), das Casas Bahia e do Extra Eletro (Grupo Pão de Açúcar) em uma única e nova sociedade.


A decisão ainda precisa ser aprovada em assembleia dos acionistas e também pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O objetivo é garantir que a união das operações das Casas Bahia, Extra Eletro e Ponto Frio não vá resultar em prejuízos ao consumidor, como aumento excessivo de preços e juros ou queda na qualidade dos serviços.

A partir do momento em que assinam o contrato de fusão, as duas empresas têm 15 dias para informar o órgão e requerer a aprovação da operação. Ao fim da análise, o Cade terá três possibilidades de decisão: a fusão pode ser aprovada, reprovada, ou aprovada com condições.


A empresa resultante da operação terá 1.582 lojas, em 337 municípios, incluindo super e hipermercados. As unidades estão em 18 estados e no Distrito Federal. O faturamento anualizado da Companhia (2008) com Ponto Frio e Casas Bahia está ao redor de R$ 40 bilhões. Com isso, o Pão de Açúcar se consolida na liderança do varejo brasileiro.


Nenhum comentário: