quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Fernand Alphen - F/Nazca S&S

Em relação à pergunta "O que é Planejamento?", Fernand Alphen respondeu:

"O planejamento talvez seja a área mais generalista de uma agência e que exige um único talento: espírito de porco. Sou uma misto de mordomo, faxineiro e cão fila. Sirvo as pessoas, ponho ordem na casa e faço bagunça quando tá tudo muito arrumadinho. Alguns dizem que planejar é 'pensar antes de fazer'. Outros dizem que é 'trazer o consumidor para dentro do processo de desenvolvimento da comunicação'. Talvez seja pensar antes de fazer, é boa a definição. Mas me parece um pouco pretencioso. Não somos os sábios da montanha. Acho que é a arte de dizer 'e se não fosse desse jeito aí?'. Por que esse briefing? Por que esse público? Por que esse atributo? Por que esse posicionamento? Por que esse objetivo? Por que esse insight? Mas também por que você é tão preconceituoso, careta, cartesiano? Ou ainda por que você não quebra o barraco, polemiza, choca? E se você não souber mais o que perguntar, então afirme e acrescente um 'por que não?'. Ao perguntar, você faz a resposta vir de quem decide e principalmente transfere a autoria. Transferência de autoria é uma prova de humildade, mas uma enorme demonstração de inteligência."

Nenhum comentário: