terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resumo da aula do dia 21/09

Este resumo é sobre a aula da semana passada, aquela que aconteceu no Kotler.
A aula começou com uma retomada sobre o assunto da aula anterior, que falou sobre Persuasão.

Para uma Persuasão eficiente é preciso levar em consideração 3 componentes:
QUEM diz o QUE para QUEM,
QUEM seria a fonte, o que o torna crível ou especialista.
O QUE seria a mensagem, que pode ser forte, argumentativa, ter apelo emocional, etc.
QUEM seria o recipiente, e deve ter humor, inteligência, conhecimento, etc.

Outro assunto abordado na aula foi sobre a relação entre mensagem e mídia, que para serem conectadas é preciso ter um bom conhecimento sobre o consumidor, e a escolha dos meios corretos é tão importante como a mensagem.
Ainda neste tópico, foi colocado que promoções de venda, materiais de PDV, embalagens, amostras, “in-store media” tendem a aumentar a preferência do consumidor por uma marca ou produto em ações de curto prazo.

O último assunto da aula foi sobre a importância de ter força de marca. Para isto nos foi mostrado um quadro com 2 gráficos, um referente ao Toyota Corolla e o outro referente ao Prisma da Gm (versão americana do carro). Ambos são fabricados na mesma fábrica, com os mesmos equipamentos, pelos mesmos operários, e são carros praticamente iguais, porém o Toyota apresenta muito maior valor na hora da revenda, o que mostra a força que a marca possui.
Outro exemplo citado pelo professor nesta questão foi sobre a Fiat (que quase não é citada em nossas aulas) que em 2002 tirou o Brava de linha e em seu lugar lançou o Fiat Stilo, que fez muito sucesso e até hoje é considerado um ótimo carro. Acontece que esta decisão prejudicou aqueles que possuíam um Brava, e o que gera insatisfação dos consumidores e enfraquece a imagem de marca da Fiat. A Fiat parece não ter aprendido com os erros e promete repetir a burrada em 2010, trocando o Fiat Stilo pelo Fiat Bravo, gerando novamente um desconforto em seus consumidores.


Abraços,
Fabio Stipp

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