quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Resumo da aula - dia 31/08/09

Bom, fazer um post sobre o resumo da aula é uma tarefa complicada, ainda mais quando a aula foi a mais difícil do semestre. Enfim, vamos para essa árdua tarefa.

Iniciamos a aula discutindo o temido bugdet de comunicação. Na aula anterior, começamos a abordar o primeiro método utilizado para estipular quanto será investido em comunicação para determinada marca. Esse método consiste em utilizar uma simples fórmula, que usa o número de vendas como base para determinar quanto será investido em comunicação. O problema desse método é que ele é diretamente proporcional ao número de vendas, ou seja, quanto maior as vendas do produto, maior será a verba de comunicação, e vice-e-versa. O problema está no momento que ocorre uma queda nas vendas, já que, consequentemente, irá ocorrer uma diminuição da verba de comunicação justo no momento que o produto mais necessita.
Outro método para definir a verba é o Benchmark. Para tal, é utilizada como referência a verba de comunicação empregada pelo líder na categoria do produto. Assim, observasse quanto é gasto em esforços de comunicação com o objetivo de se equiparar a esse player. Aqui é interessante sempre manter o equilíbrio entre os investimentos de publicidade com o share of mind, que representa a lembrança da marca na mente do consumidor, e com o share of market, participação do mercado.
Por último ficou o método por objetivo. Esse é a forma mais completa para se delimitar o investimento que será feito em comunicação. Seu objetivo principal é calcular quanto irá custar para atingir objetivos pré-determinados. Nesse momento devemos verificar quanto custará para atingir 50% do target, quantas pessoas devem ser atingidas e quantas vezes e quais os tipos de mídia serão utilizados.
Ainda vimos também um rápido, porém complicado, método de avaliar o potencial do mercado que cada produto atua. A tabela CDI (Índice de desenvolvimento da categoria) x BDI (Índice de desenvolvimento do produto) nos mostra o potencial da categoria e qual a atuação da marca. Essa tabela nos fornece uma visão mais holística sobre o mercado, tornando possível elaborar estratégias efetivas para a atuação do produto em um mercado já atendido ou a movimentação para atuar em novos mercados.
Bom, essa foi minha visão sobre a aula passada. Espero não ter esquecido nada. Qualquer dúvida, o professor está sempre a disposição. Abraços!!!

Nenhum comentário: