sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Resumo da aula do dia 31/09- Budget

Na aula do dia 31/09 aprendemos o que são e como calcular os diferentes tipos de Budget.

Modos de definição de Budget:
- percentual sobre vendas
-paridade com a concorrência
-capacidade de investimento
-método por objetivo

Método por objetivo
Ex.:
- Uma empresa precisa vender 15 milhões de cereais
- Os consumidores compram, em média, 6 caixas por ano
- 50% dos novos compradores continuam comprando o produto
- Sabemos que o esforço de mídia gera um Trial * de 40% especialmente quando a marca atinge altos índices de lembrança
- É preciso uma exposição de 4+ ** para atingir top-of-mind awareness neste segmento

*Trial = quanto de experimentação consigo gerar
**4+ = número de vezes que impacta as pessoas – freqüência

Resolução:
15.000.000,00 / 6 = 2.500.000,00
15 milhões é a quantidade que a empresa precisa vender, e precisa dividir a quantidade pelo número de caixas que são compradas em média por ano pelos consumidores, para saber quantos cereais são vendidos.
2.500.000,00 X 2 = 5.000.000,00
Como 50% dos compradores que experimentaram continuaram comprando o cereal, você multiplica por 2, para ter a quantidade certa.

5.000.000,00 / 0,40 = 12.500.000,00
O resultado tirado da conta acima você divide por 40%, que é quanto de experimentação a mídia consegue gerar, dando o número de pessoas que a empresa precisa falar para alcançar seus objetivos.
12.500.000,00 X 4 = 50.000.000,00
O número de pessoas que precisam ser impactadas é multiplicado pela exposição que é necessária para atingir o número total de impactos

Cobertura – quantas pessoas são impactadas
Freqüência – número de vezes que impacta as pessoas
Alcance – número total de impactos

IPC = Índice potencial de consumo
BDI = Índice de desenvolvimento da marca
CDI = Índice de desenvolvimento da categoria

BDI = venda por região da marca (%) X 100
IPC

CDI = venda por categoria por região X 100
IPC


O índice é baixo quanto está abaixo de 100.

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