sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Marketing e Planejamento na rádio Nova Brasil FM

http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2009/09/0020 (link da notícia)

Ao ser contratado pela rádio Nova Brasil FM para ser gerente de marketing, Fauze Kanbour se deparou com o seguinte cenário: a não existência prévia de um departamento do gênero e três "simples" metas a serem cumpridas. As tais metas eram aumentar a visibilidade da rádio, aumentar seu faturamento e sua audiência.

Kanbour chegou com um histórico de experiência profissional em diversos canais de mídia e seu passado lhe ensinou o seguinte, que foi tido como base para seu raciocínio: os tradicionais veículos de comunicação não são mais como outrora. Antigamente, a comunicação era unilateral, e o receptor não interagia de volta. Atualmente, sabemos bem que as coisas já não são mais assim.

Se baseando no diálogo contemporâneo veículo-receptor, Kanbour planejou uma única ação para cumprir suas metas após longos estudos sobre concorrência, público e meio: a criação do projeto "Sons da Nova", que levava os artistas mais pedidos da rádio e revelações para shows ao vivo. Os shows além de gerarem uma ótima visibilidade na imprensa, conquistou nova audiência por tornar palpável a rádio aos ouvintes mesmo que eles não estando sintonizados. O "auê" gerou também novos patrocionadores, incrementando a receita para a realização das metas comerciais.

O case está melhor descrito no link acima e vale a pena dar uma conferida.

Nenhum comentário: