6 M’s da comunicação mercadológica:
1. Market (Target)
2. Missão (Objetivos)
3. Money (Budget)
4. Mensagem (o que você vai dizer)
5. Mídia (onde e quando você vai dizer)
6. Measurement (Como medir os resultados)
Missão:
Leva em conta um objetivo para “guiar” seu planejamento, assim como o ciclo de vida do produto com a finalidade de estabelecer de modo mais claro os objetivos (um produto que se encontra no início terá uma comunicação com objetivos diferentes em relação a um produto que se encontra em declínio, por exemplo), sendo assim, é preciso saber exatamente em que ponto do CVP meu produto está.
No processo de decisão de compra, a comunicação tem um papel diferente para cada momento, desse modo, é preciso saber em que estágio desse processo o consumidor está:
Etapas do Processo de Decisão de compra:
1. Reconhecimento de Necessidade -> 2. Busca por informações -> 3. Avaliação das alternativas -> 4. Decisão de Compra -> 5. Comportamento Pós-Compra
Papel da Comunicação em cada etapa:
1. Contar que o produto existe (finalidades específicas da propaganda)/ Lembrar de comprar o novo produto/Criar novos usos (Lembrando que depende do ponto que o produto está no CVP)
2. A função da propaganda aqui é que o produto esteja entre as marcas consideradas.
3. O que eu tenho de positivo nessa marca. Ressaltar os trade-offs positivos
4. Criar intenção de compra
5. Assegurar aos consumidores de que fizeram a escolha certa. Reforçar CDI e BDI (como ferramenta de mídia e gestão)
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