terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resumo da aula do dia 28/09

No começo da aula foi aberta uma discussão sobre o comercial “Avó” das Havaianas, que causou polêmica e precisou ser retirado do ar. Para lidar melhor com a situação, a Almap BBDO criou um segundo comercial, em respeito às pessoas que se sentiram “ofendidas” com o original.

http://www.youtube.com/watch?v=P69ik25jWsw
http://www.youtube.com/watch?v=q4Lsk_cEdQA

Foi discutido que nós, publicitários, temos que estar sempre muito atentos com os valores das pessoas, pois nossa profissão faz com que estejamos sempre um passo à frente em relação à assuntos mais polêmicos como sexo, homossexualismo e etc, e muitas vezes esquecemos do quanto as pessoas podem ser conservadoras.
Outro comercial polêmico também foi discutido durante a aula, o do Fiat Palio (http://www.youtube.com/watch?v=QG-JE4_epRg), que só ficou durante uma semana no ar e recebeu mais de 20 ações no Conar.
O restante da aula foi sobre a estrutura, função e objetivo de um briefing.

Briefing: seu objetivo é fazer com que todos da agencia fiquem “alinhados”, para não haver outras interpretações. O briefing tem que ser racional, tangível, funcional e tem que saber priorizar certas informações, para que todos saibam o que fazer.
Um bom briefing reduz os erros de campanha e ajuda a evitar desperdícios de tempo e dinheiro.
Um briefing possui 5 perguntas chave:

1) Quem está ou estava atuando?
2) O que aconteceu ou está acontecendo?
É muito importante compreender a situação, o que está acontecendo para saber que caminho escolher.
3) Como ocorreu ou está ocorrendo?
4) Onde, em que lugar?
Tem que ser levado em conta características regionais e etc.
5) Quando, em que período?
Tem que ser considerados a sazonalidade, momento de compra, períodos mais adequados para vendas, ciclo de vendas do produto e etc.

MODELO DE BRIEFING:

Situação de mercado: conhecer profundamente a situação do mercado em que atua (tamanho, tendência, concorrência, avanço tecnológico).

Dados do produto ou serviço: características, preço, distribuição, sazonalidade e vendas e área de ação.

Comparação do produto ou serviço com a concorrência: fazer uma análise SWOT para detectar oportunidades e problemas.

Objetivo de Marketing: ex: aumentar fidelidade, ticket médio, lucratividade e etc.

Posicionamento: como deseja que o produto ou serviço seja percebido pelo público-alvo.

Público-alvo: tem que levar em conta principalmente as características comportamentais .

O problema que a comunicação tem que resolver: o que se espera como resultado da campanha junto ao consumidor.

Objetivos de comunicação: é a resposta ao problema de comunicação.

Tom da comunicação: tem que levar em conta a identidade das campanhas anteriores, como por exemplo Havaianas, que são sempre bem humoradas.

Obrigatoriedade de Comunicação

Verba de comunicação

Cronograma

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