domingo, 20 de setembro de 2009

o sucesso H2OH!

Lançada inicialmente como água e vendida hoje em dia como refrigerante, a H20H foi lançada para pessoas que querem se refrescar através de um produto saboroso e sem açúcar, matando a sede de forma saborosa.
A PEPSI foi muito feliz no momento de lançamento da H2OH e mais feliz ainda no posicionamento deste produto. A empresa percebeu a chance de trazer essa novidade ao consumidor brasileiro, que apesar de não estar acostumado com esse conceito, tem um estilo de vida muito dinâmico, saudável e aberto às coisas novas. A H2OH foi lançada primeiro, com ações integradas de propaganda, promoção e relacionamento, e teve o posicionamento de “diferente de tudo o que você já bebeu”, prometendo uma água levemente gaseificada, sem açúcar e com sabor leve de limão. O acerto do posicionamento começou pela idéia do nome, associando a bebida ao conceito de água. A comunicação procurou alimentar ainda mais esse espírito de frescor, saúde, hidratação, juventude e liberdade através da campanha dos “peixinhos” que querem mudar a água do aquário. Com muito bom humor e leveza, a campanha conseguiu informar sobre a nova bebida, sem parecer didático.
O resultado das vendas mostrou o sucesso da estratégia utilizada neste lançamento da Pepsi e fez com que a Coca-Cola colocasse no mercado a Aquarius Fresh. Em menos de sete meses após o lançamento da H2OH, a água saborizada passou até mesmo o produto chefe Pepsi-Cola na praça de São Paulo. Nesta mesma cidade, que serve de referência para o mercado brasileiro, a H2OH obteve 29,8% de participação do segmento light, contra 24,1% da Coca-Light. A H2OH criou uma nova categoria de produtos.
Depois de algum tempo, foi realizada uma campanha de divulgação da nova assinatura da H2OH: “H2OH! Escolha um mundo mais leve”, e posteriormente campanhas para divulgar os novos sabores limão e maracujá, limão e maçã e limão e tangerina.
Focada em sustentabilidade, a H2OH, juntamente com o Extra investiu R$ 1,2 milhões em programa de reciclagem, lançando estações para reciclagem em 35 supermercados da rede, para estimular iniciativas e movimentos sócio-ambientais, em especial, ações que envolvam a reciclagem de PETs.
Para interagir com a chegada de 2009, os anúncios faziam alusão às simpatias do novo ano: “Simpatia de ano novo: H2OH! limão, uvas rosadas, pedaços de maça e gelo.Traz a bebida amada em até 1 minuto”. As peças ainda traziam a assinatura: “Escolha um 2009 mais leve”, uma referência ao novo posicionamento da marca, “H2OH! Escolha um mundo mais leve”, lançado em outubro desse ano.
A marca também realizou uma ação especial nos pedágios próximos à cidade de São Paulo, nos dias que antecederam o Ano Novo. Foram distribuídas, aproximadamente, 150 mil garrafinhas de H2OH! para os motoristas.
Promotores personalizados entregaram as garrafinhas acompanhadas com fitinhas do Senhor Bom Fim customizadas com a mensagem “Escolha um 2009 mais leve”, além de um guia de boa sorte para 2009.
O produto, que revolucionou o mercado de bebidas não alcoólicas do Brasil, lançou em Junho deste ano um concurso cultural em que os internautas podiam enviar sugestões de receitas que teriam como base a versão da bebida H20H limão e maracujá. Com essa ação, H2OH intensificou sua relação com o consumidor tornando-o co-autor de uma de suas maneiras diferenciadas de consumo: as bebidinhas de H2OH . Essas misturas são refrescante, leves e saborosas, feitas a base de H2OH, frutas e outros ingredientes especiais.

Fonte:

http://portalexame.abril.com.br/
http://aforesti.zip.net/
http://blog.plusmedia.com.br/

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