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Segundo ele, no contexto da comunicação, estratégia significa resolver problemas com pensamento lateral. É entender a causa de um problema de marca ou de um negócio e não resolver apenas o sintoma, mas buscar, de forma profunda, insights sobre as pessoas, que sejam relevantes para o que a empresa tem a oferecer, ligando-os de uma maneira única.
Há inúmeros tipos de planejadores e estrategistas no mundo da comunicação, conta: planejadores de mídia, de marca, de mídias sociais, digitais, de experiências criativas, e por aí vai. O que todos esses profissionais tem em comum, ele comenta, é que dirigem a busca por um entendimento mais profundo das pessoas - porque elas se comportam de determinada maneira, como se comportam, porque pensam de determinada forma-, e, então, trabalham para descobrir como influenciar esse comportamento e essa percepção.
Ele completa, dizendo que seria extremamente simplista da sua parte fingir que há uma fórmula única para se pensar de forma estratégica, mas afirma que isso não o impede de compartilhar estas colocações. Vamos lá:
1. Curiosidade
Ele diz que é a primeira coisa que busca em um profissional, e pergunta: ‘O que você lê?’, ‘Você viaja bastante?’, ‘Pra onde?’, ‘Por quê?’, ‘Que filmes gosta de ver?’, ‘Você vai a museus?’, ‘Você é um observador natural do que as pessoas fazem?’, ‘Você presta atenção em padrões enquanto os outros estão perdidos no momento?’. Segundo Pollard, curiosidade é algo que não se ensina, mas é crucial para o desenvolvimento de estratégias.
2. Ação
Ele também se diz interessado em saber quais ações sua curiosidade já te levou a ter. Você cria alguma coisa, ele pergunta: ‘um blog, arte, computadores, carros?’. Pra ele, não há melhor maneira de aprender do que fazendo e ajustando. Não adianta ser curioso mas só ficar assistindo, comenta, pois assim seu papo vai ser apenas sobre teoria. O que importa pra ele é saber o que você tentou e errou. Não há insight mais rico do que esses erros, ele conta.
3. Insight
Pollard afirma que sua definição favorita de insight é a de que se trata de ‘uma verdade humana que ainda não foi dita’, e desafia: ‘você poderia me contar um?’
4. Opinião
Segundo ele, estratégia é uma opinião, mesmo sendo formada por um entendimento de várias coisas. Há poucas verdades absolutas no mundo, conta. Portanto, o que ele mais gosta é de ouvir as opiniões das outras pessoas sobre as coisas. Ele deixa claro que não importa se concorda ou não com esse ponto de vista, mas sim se há um pensamento por trás do que está sendo dito e se a pessoa consegue expressá-lo de maneira convincente.
5. Paixão
Ele diz ser essencial que este profissional seja ele mesmo – e não o que outra pessoa quer que ele seja. Assim, conta, é só se encaixar no seu lugar.
6. Ideias
Segundo Pollard, você deve ser capaz de falar sobre ideias – de comunicação ou outros assuntos. Conseguir explicar uma ideia em uma ou duas frases é essencial, conta. Isso mostra que você é tanto curioso como também capaz de entender e destinar algo complicado em uma coisa simples, afirma.Ele finaliza dizendo que há diversos pontos mais sutis que determinarão se você fará ou não parte do show – como cultura, personalidade e timing -, mas se você realmente deseja desenvolver estratégias, diz ele, tente focar nos seis pontos acima e veja o que acontecerá.
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