Pensando no futuro das agências fiz uma associação com empreendedorismo, tema tratado por muitos profissionais e estudantes há um bom tempo. Primeiramente, a agência tem de se reestruturar como um todo, não apenas em partes específicas. O futuro de uma organização é a sinergia e a capacidade de lidar com mudanças.
Uma das coisas que mais me chama atenção nos dias de hoje é a maneira em que as empresas estão lidando com transformações nos cenários econômicos e sócio-culturais. E, principalmente, com o perfil do trabalhador. E isso vale da mesma maneira para as agências.
O jovem está adquirindo um perfil empreendedor desde cedo, está se preocupando com o futuro e com o que as atitudes de agora podem acarretar. Mas nem todos podem ser considerados empreendedores, uma vez que não basta ter a vontade de montar um negócio.
Precisa ter foco em planejamento, direção, organização e controle para que suas vontades e desejos sejam implementados com sucesso. Neste momento é que entra o famoso Plano de Negócio. Sem planejamento não há negócio! A busca por inovações tem de ser contínua.
Empresas e agências que buscam por inovação sem o risco de perder suas tradições, mantendo seu perfil cultural de maneira inovadora, que acompanham cada passo (ou até mesmo antecede) do mercado, procura por jovens com este perfil empreendedor por acreditarem que este, por sua vez, tem grande poder de influência dentro da organização.
Plano de negócios é um documento escrito, em poucas páginas, utilizado para a descrição de determinado negócio.
http://www.youtube.com/watch?v=YZQnEjW-UY8&feature=related
É através deste documento que qualquer pessoa poderá entender o que o negócio propõe desde o início. Para elaborar um Plano de Negócios tem de se criar seções que deixem cada informação o mais clara e objetiva possível. Serão escritos os rumos da empresa/agência, sua situação atual e seus objetivos e metas, junto a sua missão, visão e valores.
Se você se considera um empreendedor em potencial, não se esqueça que este plano é fundamental para qualquer negócio. Seja para trabalhar em uma agência descolada ou em uma empresa tradicional.
Mas, se um empreendedor tem objetivos ‘’individuais’’, onde entram as empresas contratantes? Aí que está! O Plano de Carreira! Plano de Carreira é basicamente um investimento da empresa em funcionários potenciais com o objetivo de otimizar seu desempenho e resultados.
Planos de carreira podem levar a hierarquias dentro das organizações, o que gera justamente a competitividade do trabalhador. Fatores motivacionais como benefícios, salários e o próprio desenvolvimento pessoal são fatores-chave para obter sucesso e implementar um Plano de Carreira.
No Portal exame temos algumas empresas que se destacam como melhores empresas para se trabalhar também pela preocupação em investir em seus funcionários: Segue na respectiva ordem: Caterpillar, Masa, Volvo, Laboratório Sabin, Eurofarma, BV Financeira, Chemtech, CPG/FL, Plascar, Landis + Gyr e as demais confere no site: http://portalexame.abril.com.br/static/melhoresempresas
E para as mulheres, uma novidade! Diversos países receberão investimentos diretos voltados a mulheres empreendedoras e o Brasil é um deles! Com o projeto 10.000 Women (voltado ao empreendedorismo feminino), idealizado pelo Banco Goldman Sachs, 10.000 mulheres terão a oportunidade de adquirir conhecimentos de gestão de negócios e habilidades gerenciais.
Uma iniciativa muito legal, apoiada no Brasil pela Fundação Dom Cabral, em parceria com o Instituto INSEAD (França), desenvolverá 500 mulheres ao longo de 5 anos através de um programa de gestão de negócios. Vale a pena conferir! http://www.fdc.org.br/10000women/Paginas/default.aspx
Para quem acredita que a questão do desemprego é geral, acredite: Boa qualificação é a solução. E isso vale para as mais diversas áreas! http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/MGTV/0,,MUL1292959-9033,00.html
Para quem quiser turbinar o currículo ou até mesmo investir em seu espírito empreendedor, recomendo os livros com leituras práticas dos autores Thomas H. Davenport e Christian Barbosa, que debatem sobre a administração do tempo e o gerenciamento de tarefas do trabalhador e também sobre a otimização da produtividade dos trabalhadores e a importância da empresa neste processo.
Assim, vemos claramente que as empresas e agências não estão mais em busca simplesmente de pessoas que realizem suas determinadas funções, e sim em funcionários empreendedores, que acrescentem à organização e que se proponham a desenvolver planos de carreira que otimizem os processos que envolvem empresa e mercado.
Acredito firmemente que o futuro das agências está nas mãos daqueles que empreendem de verdade e se qualificam como bons líderes e gestores de um negócio, de uma conta e até de si mesmo.
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