A palavra briefing vem do inglês, do verbo to brief que significa resumir, fazer a apresentação sumariada de alguma coisa. Com base nas informações do briefing de comunicação, definimos o planejamento e, dentro dele, o briefing de criação. Numa agência de propaganda, o atendimento é o profissional que recebe as informações.
Com os profissionais de criação, mídia, pesquisa e planejamento desenvolvem, complementam, discutem e focam o briefing de criação. O atendimento é o profissional que representa o cliente na agência de propaganda; é o responsável, juntamente com o profissional de planejamento, pelo documento. O briefing de criação exerce o papel de reunir informações que procuram direcionar, nortear e selecionar o caminho do conteúdo da mensagem da campanha para a criação.
Para Carlos Silvério, diretor de criação da agência DPZ, planejamento sem discussão com a criação é mau planejamento: “Quando a gente fala em planejamento, está pensando em estratégia criativa. E, sem essas ferramentas, eu posso até criar, mas crio sem foco. Celso Loducca, sócio e diretor de criação da Lowe Loducca, lembra que: “ Antigamente, o criador dizia qual era o discurso, de uma forma intuitiva.
Hoje, esse discurso é determinado em conjunto pelo atendimento, criação e mídia, para que o criador trabalhe em cima. Ana Carmem Longobardi, sócia e diretora de criação da Talent ressalta que : “Briefings e pesquisa, quando bem elaborados, tornam-se grandes aliados no processo e funcionam como instrumentos para se chegar a uma criação melhor.” O prazo mostra-se como fator importantíssimo na criação da propaganda, pois o planejamento de comunicação já define datas de veiculação dos anúncios.
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