Pudemos acompanhar nos últimos anos o grande "salto tecnológico" do ser humano. Ferramentas antes indispensáveis hoje ocupam uma parte menor no coração de seus consumidores, enquanto novas tendências surgiram de modo que o ser humano desenvolvera desejos até então inimagináveis.
Essas mudanças exigem que nos adaptemos a novas realidades. Enquanto há poucos anos as pessoas precisavam aprender a como manusear um celular, hoje precisam se "desdobrar" para que consigam viver sem ter um celular por perto.
Este ritmo de constantes mudanças em que vivemos afetará diretamente as agências em um curto espaço de tempo.O modelo estrutural das agências de propaganda hoje segue um modelo clássico de administração: existem departamentos, existem funções pré-determinadas e existem posições hierárquicas diversas.
Com o passar do tempo, o avanço da percepção do consumidor também mudará. As propagandas clássicas já não atingem tão profundamente o emocional do consumidor como antes. Cada vez mais, o ser humano está mais receptivo a novas tendências, a participar de toda interação que lhe é proposta. Assim, todo profissional de uma agência deverá entender essa percepção. Estar próximo ao consumidor (cada vez mais) será o grande desafio dessas agências.
E qual o primeiro passo?
As agências precisarão passar por mudanças em sua própria estrutura. Não existirão mais departamentos. Existirão equipes. Pequenas equipes, compostas por membros de cada um dos departamentos existentes hoje. Assim, uma equipe formada por membros de atendimento, planejamento, criação e mídia, por exemplo, trabalharão juntos desde a captação de clientes, passando pelo estudo do briefing, planejamento das ações, momentos criativos e execução das tarefas finais.
Este maior envolvimento fará com que todos trabalhem de forma unificada, acompanhando todos os processos de forma prática e coesa.
Porém, o mais importante dessa mudança será o fato de todos os colaboradores da agência trocarem experiências de forma mais dinâmica. A pessoa que hoje possui um perfil voltado para a área de atendimento de uma agência terá possibilidade total de auxiliar diretamente no processo criativo de uma campanha e vice-versa. Com isso, as chances de que uma agência esteja preparada para receber as novidades que virão são altas.
Essa multiplicidade de conhecimento ainda é um sonho distante. Mas ações já estão sendo tomadas. O curso de comunicação social da ESPM é um exemplo disso. Desde o inicio, disciplinas variadas como Criação, Planejamento Promocional, Marketing e Expressão Oral são oferecidos para que o aluno saia da faculdade com noções de todas as áreas de uma agência, capacitado para trabalhar em cada uma delas.
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