Bom, é um tanto difícil e de grande responsabilidade profetizar sobre o futuro das agências de publicidade. No entanto algumas linhas gerais podem ser traçadas.
As marcas estão cada vez mais próximas do consumidor. Uma grande audiência não significa necessariamente lucro. Um paradigma mudou. As pessoas estão mais interessadas nas marcas que conversam com elas, que as entende, que se relacionam e respondem.
A personalização, o one-to-one e a web 2.0 são tendências já confirmadas que tendem a se desenvolver em vertentes que ainda não temos conhecimento. As pessoas estão ganhando importância efetiva para as empresas, podendo até mesmo participar de decisões estratégicas.
Novidades tecnológicas como a realidade aumentada, os advergames e outros, estão avançando assustadoramente e prometem cativar os consumidores.
O ponto chave para o futuro é o relacionamento. Esqueça as fronteiras: web, TV, out of home, PDV e mala-direta - tudo será integrado. Agora, como o relacionamento e integração da comunicação se dará exatamente não se sabe ao certo. Cumpre aos profissionais conversarem muito e entenderem como e porquê os consumidores interagem com a marca para oferecer as melhores soluções.
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