sexta-feira, 6 de novembro de 2009

As agências no futuro

O futuro, como todos sabem, é incerto. O que hoje é uma tendência ou um forte sintoma, pode ser inexistente amanhã. De qualquer forma, como a metereologia, é possível que algumas previsões se conretizem, sendo assim importante mencioná-las. 
A massificação da internet é um dos fatores que merece maior destaque. É por causa dela que se pode prever a valorização de agências que dominem ações online e se especializem nessa área, pois cresce cada vez mais a efetividade e demanda por essa área. Tornou-se possível realizar ações de alto impacto, por baixo custo, mudando a forma como se paga uma agência. Depois dos preços tabelados, da porcentagem em cima de custos com mídia, da porcentagem em cima da produção, do BV, agora torna-se relevante o pagamento baseado em retorno de investimento. Mensurando os resultados de um ação online, poderá cobrar-se não pelo custo, ou esforço e sim impacto. A importância da criatividade e da diferenciação atenua.
Com a segmentação e o alcance da internet, torna-se também necessário que os profissionais de uma agência sejam cada vez mais heterogêneos. Para moldar ações coerentes com tantos modos de pensar, é importante que haja vários tipos de cabeças pensantes por trás da logística. Os profissionais tornam-se também mais multidisciplinares, pois é necessário que todos participem do processo criativo, abrindo o leque criativo e pensante para criar conceitos. As duplas de criação podem assim perder força, já que cresce uma necessidade por um processo de criação mais diversificado.
O conceito de uma agência 360 torna-se assim cada vez mais difícil de se administrar. Para atender de modo desejável cada aspecto de uma campanha, cresce também a tendência de criar agências especializadas em apenas uma função. Por exemplo: uma agência especializada exclusivamente em planejamento, outra em mídia, outra em criação, etc... Cabendo assim a empresa a fazer a linkagem do resultado, e a agência tornando-se mais como uma "parceira criativa" do que única e exclusivamente responsável por toda a abrangência.
É possível que várias tendências aqui omitidas sejam citadas, e não saberemos qual é certa ou errada até que o futuro chegue... Da maneira que as coisas tem acontecido, não é absurdo pensar que amanhã aconteça algo que seja tão disseminado entre a sociedade que, daqui a meses ou simplesmente semanas, o futuro das agências já seja alterado de modo relevante. Porém, espera-se que até aqui, já seja estimulada uma compreensão maior das atuais articulação e uma vaga idéia seja plantada, para juntos abrirmos os olhos e abraçar a mudança para não ficar para trás.

Nenhum comentário: