quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Uma empresa de idéias



É fácil traçar algumas tendências para o futuro das agências de publicidade, o difícil é fazer esses novos métodos funcionarem com eficácia na nova era em que vivemos atualmente. Todos sabem qual o principal motivo dessa movimentação no mundo publicitário, que faz com que os profissionais quebrem mais ainda a cabeça para ganhar a lealdade do consumidor: ”as novas mídias de comunicação”.
O que as agências atuais devem entender para continuar com sucesso no mercado, é que não trabalhamos mais em uma simples agência de publicidade, somos uma empresa de idéias. Agora ganha quem tiver a melhor idéia, usufruir bem dela e, saber desenvolvê-la. Assim como acredita o autor do livro Lovemarks, o papel da publicidade nesse mundo futuro é conectar emocionalmente uma marca a uma pessoa, ganhando sua confiança acima da própria razão.
Os famosos “executivos de contas” agora têm que desempenhar suas atividades junto com seus clientes, e, sendo os responsáveis pela conexão de seus clientes com seu público através das idéias criativas. Deve ser mais do que uma relação agência-cliente, esse laço pede para ser mais forte cada vez mais, como se fosse uma necessidade dessa área.
O quadro vem mudando aos poucos junto com a cabeça do consumidor, hoje é ele quem escolhe o que quer ver e onde quer ver, procura coisas que façam sentido para sua vida, e ao mundo em que vive. Por causa disso que podemos dizer que a agência tem que ser capaz de olhar individualmente para os diversos consumidores, para conseguir fazer a diferença entre outras.
Contudo, concluí-se que as mídias alternativas definitivamente ocupam cada vez mais espaço, com formatos e linguagens diferentes para se comunicar com o consumidor. No entanto, não podemos esquecer de ter cautela com esses novos formatos, pois apenas um erro pode ser fatal para a queda de qualquer cliente, então deve-se sempre analisar todos os cenários envolvidos antes de investir.
É muito arriscado e incerto prever onde o mercado está e, muito mais aonde estará daqui alguns anos, mas a dica é que os publicitários fiquem espertos para toda e qualquer tendência do mercado, e acima de tudo tenham cuidado com elas, pois para tudo é preciso estudar e analisar antes dos fatos para não haver erros.

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