domingo, 29 de novembro de 2009

Sobre Marlene Bregman...

O que falar sobre Marlene Bregman? Só posso confessar que fiquei encantada. Uma mulher madura, firme e inteligente. Ela é a prova que a idade traz sabedoria, a experiência nos torna pessoas melhores. Estando há mais de 20 anos à frente do planejamento da Leo Burnett, Marlene fala com propriedade e sabe ser humilde quando ainda não sabe sobre algum assunto.
Sua visão do planejamento é muito clara, é preciso gostar de pessoas, e querer compreende-las, do contrario, não queira trabalhar com isso. Para planejar uma campanha é necessário se colocar no lugar do seu público alvo, saber o que eles querem, precisam ouvir, como querem receber essas mensagens, que muitas vezes são consideradas invasivas. Apesar da idade Marlene reconhece que estamos enfrentando um momento de transição no mercado publicitário, e que, para não ficarmos ultrapassados, devemos acompanhar esse novo consumidor e suas transformações tão rápidas e constantes. Aliás, não tratamos mais com consumidores passivos e, sim, com pessoas, que são ativas e estão cada vez mais produzindo conteúdo na web. Essa geração 2.0 deve ser analisada com cuidado, pois um passo em falso e em “3 segundos” você já era. As pessoas tem liberdade para falarem o que quiserem e é impossível ter controle sobre isso.
Nas palavras da própria Marlene, “é como se uma roupa estivesse sendo feita, mas ainda não serve direito”, é assim como ela descreve o momento atual das agências de publicidade, que estão revendo muitos conceitos para conseguirem chamar a atenção desse novo público. Muitos dos conceitos estabelecidos desde os anos 90 estão tornando-se obsoletos e não existe previsão de novas receitas prontas para o mercado se acomodar novamente, não, a velocidade das mudanças só tende a aumentar. Marlene também ressaltou a importância das tendências para o papel do planejador atual. Nos explicou como a pesquisa é uma ferramenta que olha para trás, e as tendências nos obrigam a olhar para frente. Segundo ela, seria impossível realizar um plano sem a ajuda dos caçadores de comportamentos que poderão influenciar milhões de pessoas ao redor do mundo inteiro.
Marlene Bregman não cabe em um post de um blog, pois ela é muito mais que isso, mas acho que resumidamente é assim que ela enxerga o planejamento. Sem ser puxa saco, gostaria de agradecer aos professore Murilo e Biagiotti por nos terem proporcionado esse encontro com essa pessoa brilhante que é Marlene.

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