Difícil fazer uma previsão dessa magnitude, considerando que tudo que imaginávamos dez anos atrás e praticamente nada se concretizou, mas, já que o prof perguntou...
Vivemos um momento de grandes evoluções tecnológicas, que provavelmente serão a base das mais significativas mudanças dentro das agências atuais. A rapidez com que as coisas mudam provocará um maior distanciamento do conhecimento dos clientes sobre os novos meios de comunicação, transferindo assim, maior poder de decisão às agências, que deverão integrar cada vez mais essas novas mídias em suas opções de meios de contato com os consumidores.
Na estrutura da agência em si não deverá ter tantas mudanças, o atendimento continuará sendo a ponte entre cliente e agência, a mídia continuará definindo os pontos de contato, entretanto, a importância do planejamento e da criação será maior. Tudo bem que existem milhares de maneiras de contatar o consumidor mas nenhuma delas é garantia de sucesso. Algum tempo atrás, os clientes foram tomados por um desespero de “viralização”, querendo a qualquer custo transformar simples vídeos em hits da web, mas aos poucos percebemos que nem tudo que está na rede interessa às pessoas. Sendo assim, a criação juntamente com o planejamento terão que trabalhar cada vez mais para saber como atrair a atenção do público, da melhor maneira possível considerando todas as possibilidades disponíveis. Outra questão que deverá provocar mudanças em dez anos é a separação de mídia online e offline. Já não existe mais essa barreira, a transmídia está aí para provar isso, fazendo com que todos os meios sigam a mesma linha, atraindo diferentes públicos, mas sempre em sintonia.
Acredito também que agências menores e mais especializadas em determinados assuntos serão incorporadas pelos grandes grupos, ou seja, não mais existirão, e sim, serão parte do todo.
Uma coisa é certa, as agências não deixarão de existir, pois a comunicação com o consumidor é mais importante do que nunca, elas apenas terão que se adaptar aos novos meios de comunicação e modelos de negócios, buscando a inovação e aperfeiçoamento de seus serviços mais do que em qualquer época já vivida.
Beatriz Mischiatti
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