Definir qual será o futuro das agências de propaganda no Brasil é uma tarefa impossível. O que se pode fazer é analisar as tendências do mundo que está a nossa volta no quesito comunicação entre as pessoas para posicionar as agências de forma a poder comparar o que elas fazem hoje com o caminho que estão seguindo a fim de imaginar o que elas farão no futuro.
A época em que comerciais de tv e anúncios de revista bastavam para se ter uma propaganda efetiva passou faz tempo, e isso é um fato. Atualmente, o avanço da Internet abriu as portas para novas formas de interação com o consumidor, podendo atingí-lo de diferentes formas que não as que ele já está acostumado. Isso possibilitou também atingir o target em diversas horas do dia, e pensando nisso, surgiu também uma forma de comunicação imediata na rede: o twitter.
Esse imediatismo, combinado com a possibilidade de se atingir o target em diferentes horas e o avanço tecnológico, leva a crer que daqui há algum tempo a comunicação será mais efetiva no celular das pessoas que estará conectado à Internet 24h por dia, criando ainda um novo campo inexplorado para trabalhar, e é aí que as agências irão focar seus esforços mas sem esquecer dos outros campos já conhecidos hoje.
Dentro da agência, a áreas serão um pouco modificadas para deixar o processo mais dinâmico e diminuir o espaço entre os processos. O atendimento e o Planejamento devem se unir em um único cargo e a função de cumprir os prazos ficaria para um cargo novo que trabalharia somente nessa logística interna. O pessoal da Criação trabalhará no mesmo andar do planejamento e não se baseará somente nas frases de insights surgidos do planejamento. A Criação irá participar de todo processo desses insights. As outras áreas da agência permanecerão do mesmo jeito, só que com mais "terreno" para trabalhar.
Por fim, é evidente que não se tem artifícios verdadeiros atualmente para realmente dizer ao certo qual será o futuro das agências de propaganda, mas o que se pode fazer é identificar as tendências para que as agências estejam cada vez mais preparadas para lidar com a comunicação. Vale ressaltar também, que todas as tendências descritas nesse texto são baseadas na minha percepção e na maneira que eu acredito ser o futuro das agências de propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário